Ao declarar o Imposto de Renda 2023, você pode destinar até 3% do tributo para doação. Com o valor é possível apoiar fundos de direitos da criança e do adolescente, por meio de projetos aprovados por leis de incentivo.
A Fundação Dorina Nowill para Cegos, que há 77 anos está contribuindo para a independência e autonomia da pessoa cega e com baixa visão já lançou sua campanha. O contribuinte que desejar doar parte do IR para um projeto social, não terá qualquer custo adicional.
Por que doar?
A doação do IR para a Fundação Dorina viabiliza o projeto “Programa de Habilitação e Reabilitação para a Autonomia de Crianças e Adolescentes com Deficiência Visual“, que beneficiará 160 pessoas cegas e com baixa visão, além de seus familiares, que terão acesso a oficinas de ensino do sistema braille e de transcrição de materiais.
“O bom desenvolvimento da criança e do adolescente é fundamental para os desafios da vida adulta. Por isso, ressalto a importância da pessoa cega e com baixa visão em realizar a reabilitação para ter a sua autonomia e segurança. Com a doação do IR, o contribuinte não gasta a mais por isso. É um simples gesto que gera um impacto positivo enorme para os nossos clientes.”, explica Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina.
Apenas em 2022, a Fundação Dorina atendeu mais de 1.300 pessoas cegas e com baixa visão, totalizando 20.654 atendimentos para os clientes e seus familiares.
Confira o passo a passo para doar como PESSOA FÍSICA:
1 — Após informar as possíveis doações realizadas em 2022 e terminar o preenchimento da sua declaração no modo completo, selecione “Resumo da Declaração” e escolha a opção “Doação diretamente na declaração — ECA“. Clique em “Novo“e escolha:
- Tipo do Fundo: “Estadual”
- UF: “São Paulo”
- CNPJ: 13.885.657/0001-25 (esse número é do CONDECA e será gerado automaticamente)
- Abaixo do quadro, no canto inferior direito, o próprio programa da Receita Federal indicará o valor disponível para doação, que deverá ser digitado no campo “Valor” para completar a operação. Clique em “OK”.
2 — Clique na opção “Imprimir”, no menu lateral, e selecione “DARF — Doações diretamente na declaração — ECA”. O sistema gerará o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, um boleto bancário que deverá ser pago até o dia 31 de maio de 2023.
3 — Envie a cópia da DARF e do comprovante de pagamento para o e-mail: parceria@fundacaodorina.org.br com o assunto: “Eu apoio o projeto CONDECA: Habilitação e Reabilitação”.
Em seguida, a Fundação Dorina enviará um modelo de “Carta para Direcionamento”, para que seja elaborado o recibo de doação junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de São Paulo (CONDECA — SP).
Pronto. A doação constará automaticamente em sua declaração do Imposto de Renda. É importante guardar o seu comprovante de pagamento.
Para saber mais, acesse: Link
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 77 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes: Link.