Com o tema Retinopatia é Grave e Pode Cegar, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade cria a campanha para sensibilizar a população brasileira sobre a importância do diagnóstico precoce da retinopatia diabética e chama a atenção das autoridades sobre a fila de espera para que os brasileiros com diabetes tenham acesso tanto ao oftalmologista como aos exames para diagnóstico da condição.
Segundo a Federação Internacional de Diabetes*, são 16 milhões de brasileiros com diabetes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a retinopatia diabética atinge mais de 150 mil brasileiros por ano. A doença é a maior causa de cegueira em pessoas com diabetes. 80% dos casos de cegueira do Brasil, por diferentes causas, poderiam ser evitados se houvesse diagnóstico médico precoce e tratamento adequado.**
A retinopatia diabética afeta exatamente 4 milhões de pessoas, segundo as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020), correspondendo de 35% a 40% dos indivíduos com o diabetes. Ela constitui uma das mais incapacitantes complicações micro angiopáticas em pacientes idosos com a condição. É dividida em duas fases: não proliferativa e proliferativa. A primeira caracteriza-se por alterações intrarretinianas associadas ao aumento da permeabilidade capilar e, ocasionalmente, à oclusão vascular. Na progressão da RD não proliferativa, observa-se a formação de neovasos na interface vítrea da retina, que constitui a versão proliferativa.
A melhor forma de evitar a retinopatia diabética ou diagnosticá-la precocemente é controlar a glicemia adequadamente, visitar o oftalmologista com a descoberta do diagnóstico do diabetes e ter um acompanhamento anual com este profissional. Se houver alguma alteração da visão, é necessário visitá-lo o mais rapidamente possível.
De acordo com Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade, “hoje em muitos municípios brasileiros as pessoas demoram mais de 8 meses para conseguir a consulta e realizar os exames no SUS, conforme é relatado na Campanha: Retinopatia Grave e Pode Cegar. Contatamos durante as gravações da iniciativa que há lacunas tanto no sistema público como privado de saúde. Além disso, muitos profissionais, incluindo clínicos gerais e endocrinologistas, não indicam a importância de visitar o oftalmologista uma vez ao ano.
“Como resultado, temos recebido várias pessoas com diabetes com estágio da doença bem avançado, e que não conseguimos reverter a perda de visão com qualquer tratamento disponível no SUS. Além disso, se todas as pessoas com diabetes visitassem o oftalmologista uma vez ao ano, preventivamente, haveria uma diminuição do gasto, principalmente no SUS”, relata o oftalmologista Arnaldo Bordon, Presidente da Sociedade Brasileira de Retina & Vitro.
Além disso, a campanha estará disponível no site institucional da Coalizão desde o dia 3 de abril, com conteúdos sobre diabetes, obesidade e complicações e o contato das organizações de todo o país, que fazem parte dessa iniciativa.
Para que a mensagem da campanha possa chegar até a população, foram solicitados espaços de mídia calhau para diferentes veículos de comunicação em todo o país. Ela também está sendo veiculada nas redes sociais da Coalizão Vozes do Advocacy, bem como nas redes sociais das 24 organizações, que a compõem, e de instituições apoiadoras como sociedades médicas, organizações de pacientes parceiros, influenciadores digitais, deputados federais ligados à causa e personalidades de destaque no panorama nacional.
Com estratégia, planejamento e conteúdo desenvolvidos pela Relações Públicas e mestra em Políticas Públicas, Mely Paredes VT e SPOT da Catraca Filmes, sob comando de Binho Ferronatto e equipe, e site desenvolvido pelo designer Pedro Heinen.
A iniciativa tem o apoio de: Allergan/Abbvie, Bayer e Roche.
Mais informações podem ser acessadas no site: www.vozesdoadvocacy.com.br, nas redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy e no Facebook: vozesdoadvocacy.
Referências:
*Federação Internacional de Diabetes: https://diabetesatlas.org/
** Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int/docs/default-source/documents/publications/world-vision-report-accessible.pdf
Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade
Com a participação de 22 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.