fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Dores nas costas de crianças se tornam mais comuns na era dos eletrônicos: o que causa e como evitar?

Dores nas costas de crianças se tornam mais comuns na era dos eletrônicos: o que causa e como evitar?

Dores nas costas podem ser causadas por diversos fatores — os principais são sedentarismo, queixas posturais e tensionais. Muitas pessoas pensam que dores musculares acometem apenas adultos e idosos, mas crianças também podem sofrer desse mal.


Segundo o médico do Hospital Ortopédico AACD, Dr. Alexander Rossato, especialista em coluna, a má postura somada ao uso de aparelhos eletrônicos, tais como celular, tablet, computador e videogame, tem intensificado os casos de dores nas costas do público infantil, principalmente na região lombar.


“Normalmente as crianças ficam por um período prolongado sentadas no ambiente escolar e, diferente de antigamente, quando brincavam na rua e eram mais ativas, os pequenos estão utilizando cada vez mais aparelhos eletrônicos. A postura inadequada durante essa atividade pode levar a um quadro de encurtamento muscular, principalmente dos músculos posteriores, da região do tronco, quadril e membros inferiores. Esses encurtamentos costumam causar dores”, afirma.


A principal orientação para evitar dores é estimular a prática de atividades que envolvam exercícios físicos e não ficar longos períodos com a postura curvada ao usar aparelhos eletrônicos. “Em geral algumas sessões de fisioterapia ou uma rotina de movimentações já é o suficiente para aliviar a dor da criança. No entanto, se houver uma dor mais intensa é necessário fazer uma investigação com médico especializado para saber o motivo”, explica.


Sobre a AACD

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e pacientes ortopédicos — composta por um hospital ortopédico, sete unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Realiza em média 800 mil atendimentos anuais para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios.
 

A AACD ainda conta com a unidade escolar AACD Lesf, a área de ensino e pesquisa para disseminar conhecimentos, a AACD Esporte, que contribui por meio da prática esportiva para a inclusão da pessoa com deficiência, e com a cooperação técnica, que leva o padrão de excelência e a expertise da instituição para diversas partes do Brasil, por meio de entidades parceiras. Para mais informações, acesse o site da AACD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *