O Feito em Casa, projeto de arte que tem como objetivo incentivar o fazer artístico por meio de oficinas on-line e gratuitas inspiradas no movimento “faça você mesmo” e na artesania brasileira, conta com legendagem e tradução em Libras. Ao todo, são 32 videoaulas, divididas em quatro módulos, que contam com Fabiano Campos como intérprete, que é especializado na esfera artística.
A interpretação em Libras é a tradução simultânea de algo que está sendo falado para a língua de sinais (e vice-versa), permitindo que pessoas surdas ou com qualquer tipo de deficiência auditiva, consigam ter acesso à informações e se comunicar.
“Promover a interpretação em Libras para iniciativas artísticas e culturais é fundamental para o reconhecimento, fortalecimento, valorização e integração dessa comunidade na sociedade em geral”, afirma Fabiano Campos.
Através dessa iniciativa de acessibilidade, pessoas surdas ou com deficiência auditiva tem a oportunidade de acessar integralmente as 32 oficinas de arte com um panorama dinâmico e variado da produção visual e artesanal, construído sobre eixos contemporâneos, como a ludicidade e o ambientalismo, sem perder contato com a tradição expressa nas linguagens artísticas e práticas artesanais.
Para Ivânia Palmeira, consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF, essas ações permitem conectar a estratégia da empresa com as necessidades das comunidades, que terão acesso aos projetos culturais, esportivos e sociais de forma gratuita. Dessa forma, a empresa se posiciona como geradora de valor também para a comunidade, ao exercer sua cidadania corporativa. “Promover impacto positivo na sociedade faz parte da estratégia de sustentabilidade. Temos identificado oportunidades de conectar vários segmentos da sociedade, tendo como foco contribuir para a educação científica e ambiental, proteção de recursos naturais e da biodiversidade e empregabilidade. Este projeto permite que as famílias se conectem ao processo de circularidade (reuso de materiais)”, explica.
Em 2022, quase 600 mil pessoas foram beneficiadas pelas 197 ações de engajamento social da BASF na América do Sul. O impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa, como também de seu programa de voluntariado, que conta com cerca de 1 mil colaboradores em todo o continente.
Todas as videoaulas do Feito em Casa já estão disponíveis gratuitamente no site e no YouTube da Muda Cultural. É possível acompanhar mais informações sobre o projeto nas redes sociais: Instagram e Facebook.
Incentivo à Cultura
O Feito em Casa é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da BASF. A curadoria das oficinas é do coletivo Zebra5 e a realização é da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.
Como contrapartida social, o Feito em Casa realizará 11 workshops de formação para docentes da rede pública de instituições do estado de São Paulo ao longo do ano. Alguns deles terão inscrições abertas ao público. O objetivo dos encontros é discutir a importância das artes visuais e do artesanato no ensino de arte, elaborar projetos com materiais usuais, de fácil acesso, oferecer uma experiência direta com a prática artística e com a construção de forma individual e coletiva dos possíveis desdobramentos a serem realizados em sala de aula.
Serviço – Projeto Feito em Casa (acessível em Libras)
Acesso: gratuito através do site e do YouTube da Muda Cultural
Mais informações: feitoemcasa@mudacultural.com.br