O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), juntamente com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), prepara mais uma edição histórica do seu já tradicional evento em prol da conscientização acerca do glaucoma, a maior causa de cegueira evitável no mundo. A atividade ocorrerá no dia 20 de maio (sábado), de 9h às 17h, por meio do canal do Youtube da entidade, e contará com a participação de médicos oftalmologistas, celebridades e pacientes que convivem com a doença.
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODA AS INFORMAÇÕES
“Nosso objetivo com essa ação é levar informação de qualidade e baseada em evidências científicas para a população. Sabemos que há muitos mitos sobre o tema. Por isso, queremos aproveitar a data para respondermos às dúvidas mais comuns que chegam aos nossos consultórios”, ressalta o presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino.
Conforme ele adianta, a atividade abordará assuntos como grupos de risco para o glaucoma; os perigos da automedicação; as causas da doença; a importância do uso de colírios; o acompanhamento do tratamento do paciente; e a atuação do Programa Nacional de Glaucoma; entre outros.
“Teremos também um momento mostrando os direitos que o paciente com glaucoma possui. Além disso, vamos debatermos sobre novas tecnologias para o tratamento da doença que foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e quais os cuidados com a criança com glaucoma. Tudo isso para deixar o paciente e seus familiares com conhecimentos necessários para enfrentarem esse desafio”, afirmou o presidente do CBO.
Glaucoma — Estudos estimam que de 1 a 2% da população mundial convivem com o glaucoma. As projeções não são animadoras: 111,8 milhões de pessoas podem sofrer com a doença em 2040. Os especialistas alertam que essa doença é a principal causa de cegueira evitável no mundo, sendo assintomática nas fases iniciais. Sem diagnóstico e tratamento precoces, ela pode progredir durante o passar dos anos até o surgimento dos primeiros sintomas.
O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, ou seja, a estrutura responsável por permitir o cérebro reconhecer as formas e cores capitadas. “A pressão intraocular elevada machuca o nervo óptico progressivamente, não sendo possível recuperar as partes lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar à perda permanente da visão. No SUS, é possível contar com o suporte de médicos e ter acesso a medicamentos, exames e procedimentos de diagnóstico e tratamento”, conclui Wilma Lelis Barboza, 1ª secretária do CBO.
“É uma doença que deve ser diagnosticada precocemente, uma vez que quando antes os cuidados forem introduzidos, maiores as chances de mantê-la sob controle. Por isso, é recomendado que os pacientes façam visitas regulares aos oftalmologistas. Ao realizarem exames preventivos, os pacientes ajudam a prevenir doenças assintomáticas como é o caso do glaucoma”, explica.
Anos anteriores — O 24 Horas pelo Glaucoma acontece tradicionalmente em maio em virtude do Dia Internacional do Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26 desse mês. Nos anos anteriores, a campanha ganhou apoio de celebridades e instituições ao redor do Brasil. Já foram apoiadores da campanha nomes como Beth Goulart, Caco Ciocler, Carlinhos Brown, Tony Ramos, Maria Clara Gueiros, entre outros. Ao redor do País, prédios foram iluminados de verde na luta contra a doença.
Além do apoio de celebridades e de instituições públicas e privadas, a atividade envolve representantes de várias entidades relacionadas ao tema saúde ocular. “As diferentes contribuições que recebemos de outras sociedades de especialidades e de órgão de gestão na área da saúde nos mostram o quanto é grande e interdisciplinar o desafio de prevenir, diagnosticar e tratar o glaucoma”, concluiu Cristiano Caixeta Umbelino.