fbpx
  • dom. nov 24th, 2024

Comunidade reúne agentes da inclusão para ampliar impacto de projetos direcionados a pessoas com deficiência

Comunidade reúne agentes da inclusão para ampliar impacto de projetos direcionados a pessoas com deficiência

Repensar as estruturas sociais para promover uma sociedade inclusiva é um esforço coletivo que envolve múltiplos atores. Para instigar o diálogo entre agentes da inclusão e da diversidade e possibilitar a troca de experiências e conhecimentos sobre a causa da pessoa com deficiência, a ASID Brasil acaba de lançar a Comunidade Conexões. O espaço virtual é gratuito e reúne lideranças e profissionais de todo o país que atuam na área com o intuito de disseminar boas práticas, metodologias, oportunidades e projetos relacionados a pessoas com deficiência.

Conexões conecta agentes de áreas distintas, como lideranças de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, profissionais do setor de saúde, educação e assistência social e negócios de impacto para compartilhar informações, aumentar o profissionalismo e alcançar resultados sociais mais robustos. 

“A expansão de impacto e as alianças são pilares fundamentais da ASID Brasil. Nesses 13 anos de atuação, percebemos que há muito conhecimento a ser dividido. É comum vermos profissionais que buscam novas formas de trabalhar a inclusão em suas comunidades locais. Por outro lado, há muitas outras pessoas que já têm uma trajetória de sucesso em diversas áreas da inclusão”, ressalta Leonardo Mesquita, analista de projetos de impacto social da ASID Brasil.

Debates sobre terceiro setor

Qualquer pessoa que possua alguma relação com a causa da pessoa com deficiência pode se inscrever gratuitamente na Comunidade. Os interessados em participar da Conexões devem preencher um formulário e aguardar a validação do cadastro. Em seguida, os inscritos são incluídos no grupo virtual e nas listas de emails da ASID Brasil. 

“A ASID Brasil compreende que sua posição é de articular essas pessoas em uma comunidade comum para que todas essas boas práticas possam ser compartilhadas. Nosso objetivo com a Comunidade Conexões é apoiar essas lideranças e profissionais e possibilitar a geração de mais impacto para, juntos, quebrarmos as barreiras que impedem a plena participação cidadã da pessoa com deficiência”, complementa Leonardo.

Comunidade possui um grupo virtual no WhatsApp, que estimula a troca entre os profissionais e envia conteúdos periódicos sobre projetos, editais e oportunidades em primeira mão para os membros. Os participantes também recebem e-mails e têm acesso aos Encontros de Impacto, que apresentam diversos debates sobre assuntos relacionados ao terceiro setor. Neste ano, serão realizados encontros sobre objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), ESG, investimento de impacto, entre outros temas. 

Alianças para desenvolvimento local

Na Comunidade Conexões, as lideranças e profissionais poderão estabelecer parcerias institucionais e mais profundas com a ASID Brasil. Esse é o reconhecimento Aliadas ASID, que tem como objetivo fortalecer as alianças locais para desenvolver projetos de impacto para seus beneficiários.

Ao se tornar uma Aliada ASID, a organização terá um relacionamento mais próximo, além da possibilidade de receber os projetos da ASID Brasil de forma prioritária. Para 2023, a ASID busca aliadas de todo o Brasil que têm interesse em articular projetos locais de geração de renda, fortalecimento de redes de apoio e oficinas de empregabilidade e desenvolvimento para pessoas com deficiência e seus familiares. Ainda, aliadas com interesse em fortalecer seus processos de gestão e inovação são focos da ASID Brasil para o ano. Para formalizar estas Alianças, que também são gratuitas, basta fazer parte da Comunidade Conexões e demonstrar interesse para a equipe da ASID.

“Na Comunidade Conexões, nossa expectativa é de que mais pessoas compartilhem suas experiências, estabeleçam novas parcerias e alinhem seus objetivos de inclusão. E, para os casos nos quais o trabalho na causa ainda é inicial ou pequeno, que essa troca possa engajar esses profissionais a buscarem mais impacto social. Este novo movimento de articulação de comunidades será estendido para outros públicos, como pessoas com deficiência e familiares. Esta é uma forma de fortalecermos as redes de apoio e garantir o acesso dessas famílias a serviços de fato inclusivos”, finaliza Leonardo.

Sobre a ASID Brasil 

A ASID Brasil é uma plataforma de soluções para inclusão socioeconômica da pessoa com deficiência. Idealiza, executa e dissemina soluções de desenvolvimento social em todo território nacional. Suas soluções criam oportunidades para pessoas com deficiência e seu núcleo familiar, além de incentivar novas tecnologias sociais. Com mais de 12 anos de atividades, 120.000 pessoas impactadas e mais de 8 mil voluntários, a ASID Brasil conta com reconhecimentos nacionais e internacionais como Melhores ONGs Época, United People Global, e o Prêmio Viva Idea como melhor solução de impacto coletivo da América Latina. Mais informações: https://asidbrasil.org.br/br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *