Entre os dias 01 e 04 de maio ocorre no Rio de Janeiro um dos maiores eventos de tecnologia do país, Web Summit Rio. O acontecimento normalmente é realizado em Lisboa, em Portugal, e esta será a primeira vez que é produzido fora da Europa.
Dentre algumas startups presentes no evento, a Luckie Tech, chama a atenção. O equipamento foi desenvolvido pelo engenheiro Joel de Oliveira Junior, 50, após perder um filho contra o câncer, e se parece com um curativo — o que é proposital. O objetivo é oferecer uma solução simples e acessível para garantir o bem-estar e afastar riscos durante o tratamento de câncer em crianças e adolescentes.
“Nós queremos evidenciar no Web Summit Rio que a partir do desenvolvimento do equipamento, vamos conseguir salvar as vidas de crianças e adolescentes que estão lutando contra o câncer. O que criamos é um produto de alta tecnologia nacional e é fundamental para detectar rapidamente o aumento da temperatura, sinal vital importante para uma pessoa em tratamento de câncer e que variação pode ser um sinal de infecção grave”, aponta Junior.
O dispositivo é munido com sensores, bateria, antenas e circuitos eletrônicos — e a solução funciona justamente colada na região axilar do corpo da criança. Sua função, em princípio, é medir a temperatura. Os dados coletados são então armazenados na nuvem, ficando disponíveis para os pais por meio de um aplicativo móvel e aos médicos e enfermeiras e também para o hospital, a fim de informar a equipe médica os sinais vitais e também a localização de cada paciente daquela unidade hospitalar.
Neste momento, o aparelho já está sendo preparado para ser testado gratuitamente em mais de 100 pacientes entre crianças e adultos que passam por tratamento contra o câncer no hospital de Amor, em Barretos (SP). Além disso, o empreendedor pretende ampliar ainda mais as funcionalidades da solução. “No futuro haverá a inteligência artificial que estamos desenvolvendo para ajudar a diminuir a taxa de mortalidade das crianças em tratamento de câncer”, finaliza Joel.