O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) estão organizando um evento em prol da conscientização sobre o glaucoma, a maior causa de cegueira evitável no mundo. A ação, que acontecerá em 20 de maio pelo canal do Youtube da entidade, contará com a presença de médicos oftalmologistas, pacientes e celebridades que vão alertar sobre a importância dos cuidados precoces relacionados à doença.
Entre as celebridades que já confirmaram presença estão o piloto de Stock Car e ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello, o ator e músico Chambinho do Acordeon, o medalhista olímpico de judô Rafael Silva, o comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Grafite, a atriz Evelyn Castro, o ator Carmo Dalla Vecchia, o empresário e influenciador digital Peter Jordan e a atriz Julia Lemmertz. Além disso, outras personalidades como Maria Clara Gueiros (atriz), Jair Kobe (comediante), Juliana Sinimbú (cantora e compositora), Caco Ciocler (ator) e Ana Petta (atriz) sinalizaram apoio e também vão gravar depoimentos em vídeo em prol da causa.
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES
“Nosso objetivo com essa ação é levar informação de qualidade e baseada em evidências científicas para a população. Sabemos que há muitos mitos sobre o tema. Por isso, queremos aproveitar a data para respondermos às dúvidas mais comuns que chegam aos nossos consultórios”, ressalta o presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino.
Conforme ele adianta, a atividade abordará assuntos como grupos de risco para o glaucoma; os perigos da automedicação; as causas da doença; a importância do uso de colírios; o acompanhamento do tratamento do paciente; e a atuação do Programa Nacional de Glaucoma; entre outros.
“Teremos também um momento mostrando os direitos que o paciente com glaucoma possui. Além disso, vamos debatermos sobre novas tecnologias para o tratamento da doença que foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e quais os cuidados com a criança com glaucoma. Tudo isso para deixar o paciente e seus familiares com conhecimentos necessários para enfrentarem esse desafio”, afirmou o presidente do CBO.
Glaucoma — Estudos estimam que de 1 a 2% da população mundial convivem com o glaucoma. As projeções não são animadoras: 111,8 milhões de pessoas podem sofrer com a doença em 2040. Os especialistas alertam que essa doença é a principal causa de cegueira evitável no mundo, sendo assintomática nas fases iniciais. Sem diagnóstico e tratamento precoces, ela pode progredir durante o passar dos anos até o surgimento dos primeiros sintomas.
O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, ou seja, a estrutura responsável por permitir o cérebro reconhecer as formas e cores capitadas. “A pressão intraocular elevada machuca o nervo óptico progressivamente, não sendo possível recuperar as partes lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar à perda permanente da visão. No SUS, é possível contar com o suporte de médicos e ter acesso a medicamentos, exames e procedimentos de diagnóstico e tratamento”, conclui Wilma Lelis Barboza, 1ª secretária do CBO.
“É uma doença que deve ser diagnosticada precocemente, uma vez que quanto antes os cuidados forem introduzidos, maiores as chances de mantê-la sob controle. Por isso, é recomendado que os pacientes façam visitas regulares aos oftalmologistas. Ao realizarem exames preventivos, os pacientes ajudam a prevenir doenças assintomáticas como é o caso do glaucoma”, explica.
Anos anteriores — O 24 Horas pelo Glaucoma acontece tradicionalmente em maio em virtude do Dia Internacional do Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26 desse mês. Nos anos anteriores, a campanha ganhou apoio de celebridades e instituições ao redor do Brasil. Já foram apoiadores da campanha nomes como Beth Goulart, Caco Ciocler, Carlinhos Brown, Tony Ramos, Maria Clara Gueiros, entre outros. Ao redor do País, prédios foram iluminados de verde na luta contra a doença.
Além do apoio de celebridades e de instituições públicas e privadas, a atividade envolve representantes de várias entidades relacionadas ao tema saúde ocular. “As diferentes contribuições que recebemos de outras sociedades de especialidades e de órgão de gestão na área da saúde nos mostram o quanto é grande e interdisciplinar o desafio de prevenir, diagnosticar e tratar o glaucoma”, concluiu Cristiano Caixeta Umbelino.
PIO — Dentro dos esforços em torno da conscientização sobre o glaucoma, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) lançou uma campanha para alertar médicos e a população em geral sobre a importância de se saber a pressão intraocular para diagnosticar a doença. A campanha “PIO” foi lançada em três frentes. Para os oftalmologistas, o objetivo é fortalecer a ideia de que eles precisam informar aos pacientes os valores da PIO. Em relação aos médicos de outras especialidades, a sociedade quer conscientizar sobre a importância de orientar os pacientes a, quando consultar o oftalmologista, perguntarem os valores de sua pressão intraocular. Para a população em geral, a campanha traz um alerta: o glaucoma é um mal silencioso, que não tem cura, mas pode ser prevenido e tratado, com colírios e laser. A PIO é medida por meio de um procedimento simples e indolor que pode ser realizado por qualquer oftalmologista e dura em torno de dois minutos.