Com o objetivo de diagnosticar os problemas da obesidade, com olhar multidisciplinar, encontrar soluções e desenhar estratégias para as mesmas, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade com a Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos promovem o Fórum Intercâmbio de Soluções em Obesidade, no dia 18 de maio, das 14h às 18h, no Hotel Mareiro, em Fortaleza.
Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo têm obesidades, sendo que são 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças. Esse número continua aumentando. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2025, aproximadamente 167 milhões de pessoas – adultos e crianças – ficarão menos saudáveis por estarem acima do peso ou com obesidade.
O Brasil tem mais de um quarto da população adulta com o quadro de obesidade, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em outubro de 2020. Isto é, 26,8% dos brasileiros acima de 20 anos têm obesidade e 6,7% dos adolescentes sofrem com a doença. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2025, 700 milhões de pessoas sejam diagnosticadas no mundo.
A obesidade é uma doença crônica, que pode ser causada por diversos fatores – genéticos, psicológicos, sociais, metabólicos – e, assim como o excesso de peso, aumenta o risco para o desenvolvimento de diversas outras doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de cânceres, dentre outras.
Durante o evento serão mapeados os gaps e discutidas as soluções, para que, em seguida, sejam debatidas estratégias para criar uma linha de cuidado, que possa beneficiar este público alvo. Para isso, as duas instituições intermediarão as discussões, compostas por dois painéis.
O primeiro será o Cenário da Obesidade no país, que discutirá as dificuldades de acesso ao tratamento e as soluções para que as pessoas com obesidade tenham uma linha de cuidado adequada. Participarão: o deputado federal Zacharias Calil; Doralice Ramos, pesquisadora em saúde pública e obesidade no Painel Brasileiro da Obesidade; Dra. Maristela Rui, endocrinologista da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e membro do Grupo de Trabalho da Associação Brasileira de Estudos de Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), Erick Cuzziol, nutricionista e coordenador do Departamento da Voz da Pessoa com Obesidade da Abeso, e a mediadora Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade.
O segundo será o Panorama da Linha de Cuidado em Obesidade no Ceará, que debaterá o protocolo de obesidade no estado. Participarão: Maria Iara de Sousa Rodrigues, assessora técnica do Programa Previne Brasil na Coordenadoria de Redes de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde do Ceará; Camila Mendes dos Santos, assessora técnica em saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará; Dr. Miguel Hissa, diretor do Centro de Pesquisas em Diabetes e Doenças Endócrino-Metabólicas; deputado estadual Alisson Aguiar, vice- presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará; vereador Danilo Lopes, vice- presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores de Fortaleza; além de Natasha Rocha de Alencar, mediadora e presidente da Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos.
“Com o envolvimento de todos, podemos agir em conjunto para alcançar as metas traçadas e, assim, oferecer um tratamento mais digno às pessoas com obesidade, assim como ter estratégias de prevenção da obesidade. Mapeados os gaps e soluções, realizar iniciativas regionais de advocacy, envolvendo reuniões com secretários municipais e Secretário Estadual de Saúde, além de audiências públicas para aprimorar a linha de cuidado de obesidade no Estado do Ceará”, explica Natasha Roche de Alencar, presidente da Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos.
A iniciativa é gratuita e aberta a todos.
Agenda:
Data: 18 de maio de 2023
Horário: 14h às 18h
Local: Hotel Mareiro
Endereço: Av. Beira Mar, 2380 – Meireles, Fortaleza
Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade
Com a participação de 22 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.
.