fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024
Crea-SP promove evento de diversidade

Signatário do Pacto Global pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) está engajado em promover efetivamente os ODS de número 5 e 10, que, respectivamente, se referem às medidas em prol da igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Mais que cumprir as metas, o Crea-SP visa contribuir efetivamente com a construção de uma sociedade mais equitativa e que acolha a todos. Nesse intuito, a autarquia federal realiza, pela primeira vez, um evento para debater iniciativas de promoção da diversidade, equidade e inclusão na área tecnológica.

O ‘Para Todos’, como foi nomeado o encontro aberto e gratuito, acontece nesta quarta-feira (17/05), a partir das 19h, em uma das sedes do Conselho (Av. Angélica, 2364, Consolação, São Paulo). As inscrições podem ser feitas on-line, neste link.
 

Na programação, estão previstas apresentações de diversos palestrantes que abordam diálogos sobre letramento racial, acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), etarismo e gênero. “As relações humanas são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos nós, o que não é diferente na Engenharia, Agronomia e Geociências. O que buscamos com o evento é a conscientização de que todas as pessoas merecem respeito e oportunidades para acessar o mercado de trabalho e os serviços da sociedade de forma justa”, diz o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.
 

Promovido pela Comissão de Diversidade da autarquia, o painel pretende disseminar o conceito de acolhimento e impulsionar medidas que atendam todos os públicos no universo da área tecnológica. “Assim como existe a licença maternidade para as mulheres, outros direitos precisam ser aplicados pelas empresas, como é o caso do nome social na carteira profissional – já adotado pelo Crea-SP. O objetivo do Conselho é mostrar a necessidade e importância dessas mudanças no ambiente corporativo”, explica a coordenadora da Comissão, Eng. Poliana Siqueira.
 

A seguir, os temas das palestras da programação do ‘Para Todos’:
 

– Mulheres: Maria Ribeiro – Cientista social e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP/Paris-Diderot. Maria é professora no programa de pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), além de integrante em diversos grupos e núcleos em defesa do público feminino.
 

– Geral: Kaká Rodrigues – Professora, cofundadora da consultoria Div.A Diversidade Agora!, consultora deDiversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), coach (treinadora), Chief Happiness Officer (Gestora Executivo de Felicidade) certificada, terapeuta sistêmica e palestrante com foco em diversidades, comunicação não-violenta, segurança psicológica e felicidade no trabalho.
 

– Etarismo: Mauro Wainstock – Jornalista, sócio-fundador da consultoria do HUB 40+, LinkedIn TOP VOICE & Creator — programa do LinkedIn que visa dar reconhecimento e visibilidade aos usuários que produzem conteúdos na plataforma com bastante engajamento , colunista da Exame, do Terra e do portal Startups, entre outros veículos. É palestrante sobre diversidade etária, editor de livros e de biografias. Mauro é também mentor através de plataformas on-line como Top2You (Você no Topo), InovAtiva e BNDES Garagem.
 

– Étnico: José Marcos da Silva – Administrador de Empresas com MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), José é fundador da JMS Consultoria em Gente. Atua há 15 anos na Deloitte Brasil, onde exerce o papel de diretor da área de Consultoria em Diversidade, Equidade e Inclusão. Foi também um dos criadores do pilar de raça e etnias do Programa de Diversidade, Equidade e inclusão (DE&I)da Deloitte no Brasil.
 

– PcD: Raphael Aguiar – Engenheiro de Produção, pós-graduado em Gerenciamento de Negócios e Projetos, com certificação PMP (padrão-ouro da certificação em gestão de projetos) e com trajetória profissional em grandes multinacionais. Atualmente, Raphael é gerente de Projetos na Vestas, sendo responsável pela área de energia renovável.
 

Serviço 

Para Todos – Diálogos para a diversidade, a equidade e a inclusão na área tecnológica 

Data: 17 de maio

Horário: 19h

Local: Sede do Crea-SP

Endereço: Av. Angélica, 2364, Consolação, São Paulo/SP

Sobre o Crea-SP - Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *