fbpx
  • sex. set 20th, 2024

Representatividade e acessibilidade ganham força na 26ª edição do Cultura Inglesa Festival

Representatividade e acessibilidade ganham força na 26ª edição do Cultura Inglesa Festival

O Cultura Inglesa Festival (CIF), evento de cultura, educação e arte organizado pela Cultura Inglesa, instituição que tem como missão promover o ensino do inglês e da cultura britânica no país, chega à sua 26ª edição este ano. E, para reforçar seu compromisso com a sociedade, o CIF anuncia a ampliação das ações de inclusão e acessibilidade, além de oferecer uma diversidade cultural ainda maior em sua programação.

Gratuito e aberto ao público, o festival ocorre entre os dias 18 de maio e 18 de junho. Pelo segundo ano seguido, será realizado em formato híbrido, com público presente e exibição na plataforma digital, com conteúdo nacional e internacional. O CIF 2023 contará também com uma programação versátil, variada e multidisciplinar, em diversas linguagens artísticas, como música, dança, teatro, performance, cinema, moda, poesia e ciência.

A plataforma digital do evento, que disponibilizará obras 100% digitais, além de exibir parte do conteúdo realizado presencialmente durante o festival,terá ferramentas para ajustes de acessibilidade durante a navegação, além de vídeos com audiodescrição e legendas em português. Os eventos presenciais contarão com interpretação em língua brasileira de sinais (Libras) e audiodescrição, além de uma ampla participação de pessoas com deficiência em sua programação.

Entre os destaques britânicos desta edição do festival está a exibição dos curtas-metragens “Encontrando Liberdade”, “Flutuando Livre” e “Encontrando a Chama”, parte do projeto “Criando o Espetáculo!”, da artista Sue Austin, e que utiliza a cadeira de rodas para criar imagens de empoderamento fora do comum no fundo do mar. Outra obra cinematográfica relevante a ser apresentada no CIF 2023 é de Jameisha Prescod, a película “On Black Pain”, que apresenta de maneira criativa histórias íntimas de três pessoas negras que vivenciam deficiências não-visíveis, como a dor crônica. O curta desmistifica experiências e demonstra que quando compartilhamos as mesmas com os demais nunca estamos sozinhos de verdade.

Atrações voltadas à inclusão com artistas brasileiros também estão programadas para o festival. Uma das principais é o Workshop de DanceAbility. Trata-se de um método de dança que integra pessoas com e sem deficiência, e propõe o estudo da improvisação na exploração do próprio corpo em movimento e a comunicação com outros corpos como forma de expressão e de troca artística. As aulas deste workshop serão ministradas por Neca Zarvos e Priscila Jorge, do Núcleo Dança Aberta.

“O Cultura Inglesa Festival mantém seu compromisso com a equidade racial e de gênero. A programação garante um protagonismo a artistas negros, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, reforçando ano a ano a mobilização de grupos minorizados e historicamente excluídos. Entendemos que, dessa forma, o festival abre espaços para narrativas invisibilizadas, consolidando o seu viés social e inclusivo e o respeito e valorização de identidades, para uma ampla diversidade de audiências”, destaca Liliane Rebelo, Diretora Executiva de Cultura e Sociedade da Cultura Inglesa.

Inclusão social e responsabilidade ambiental

Com a missão de promover o intercâmbio com a cultura e as artes produzidas no Reino Unido e Commonwealth e proporcionar um espaço de troca de bens culturais e educacionais, o CIF integra o escopo de ações de impacto social da Cultura Inglesa. Neste ano, como uma ação importante de democratização do acesso, o festival vai oferecer cotas de ingressos para alunos de projetos sociais apoiados pela instituição, incluindo alunos de sua unidade social em Paraisópolis, São Paulo, que receberão transporte gratuito para acompanhar algumas atrações.

Para descentralizar sua programação e ampliar seus públicos, o festival ainda terá uma versão menor, o CIF Day, com atividades educativas e de entretenimento no formato presencial, a serem realizadas para pessoas de todas as idades, em quatro unidades da Cultura Inglesa: Santo Amaro e Vila Mariana, na cidade de São Paulo, e nos municípios de Santo André e Guarulhos, região metropolitana.

Outra novidade para esta edição do festival é a participação direta de alunos da Cultura Inglesa, que vão compartilhar sua produção criativa e contribuição na realização de projetos internacionais de Arte-Educação, por meio de espetáculos e publicações apresentadas em eventos que compõem a programação do Cultura Inglesa Festival.

Além disso, o CIF 2023 reforça seu engajamento socioambiental com a realização de um evento sustentável, certificado pelo selo Carbon Free, assumindo o compromisso com um plano de compensação das emissões de CO2 de todas as suas atividades, digitais e presenciais, por meio do plantio de árvores em área de restauro florestal. Vale salientar que o tema “crise climática” tem proeminência nesta edição do festival, protagonizando projetos de dramaturgia, debates e produções audiovisuais.

Dentre as atrações relacionadas está o projeto Drama For Change, realizado em parceria inédita com o Playwrights’ Studio da Escócia, organização de fomento à dramaturgia escocesa. Nesse projeto, com a coordenação e traduções de Péricles Silveira, a dramaturga e roteirista Vana Medeiros (Brasil) e a escritora e performer Hazel Darwin-Clements (Escócia) desenvolveram textos de peças curtas sob o tema “Justiça Climática”, através de um processo colaborativo e de escuta com jovens estudantes da Cultura Inglesa. As obras, realizadas por alunos da Cultura Inglesa, serão apresentadas no Teatro Cultura Inglesa Pinheiros nos dias 17 e 18 de junho.

O público interessado em acompanhar esta e as demais atrações da 26ª edição do Cultura Inglesa Festival pode realizar o cadastro na plataforma oficial do evento. Uma vez cadastrado, o usuário, além de ter acesso à toda programação, poderá interagir com outros durante a apresentação dos conteúdos. Também existe a opção de acessar a programação digital sem cadastro. Todos os eventos presenciais serão disponibilizados gratuitamente, exceto aqueles apresentados no Sesc, que terão ingressos a preços populares.

Serviço:
 

26º Cultura Inglesa Festival

O que é: Evento de cultura, arte e educação promovido há 26 anos pela Associação Cultura Inglesa São Paulo

Quando: De 18/05 a 18/06

Onde: São Paulo (SP) e plataforma digital do evento

Acesso: Gratuito ou preços populares

Clique aqui para acessar a página oficial do 26º CIF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *