No mês que é comemorado o Dia do Trabalho, a Fundação Dorina Nowill para Cegos realiza uma ação gratuita com foco na área de empregabilidade para pessoas cegas e com baixa visão. A Semana da Empregabilidade terá palestras e rodas de conversa com temas relacionados ao mercado de trabalho. Além disso, em todos os dias do evento haverá plantão para cadastro de currículos no banco de talentos da Fundação.
O encontro ocorrerá entre os dias 22 e 26 de maio, na sede da Fundação Dorina, localizada na R. Dr. Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino, São Paulo — SP. Quem não conseguir comparecer, poderá acompanhar a transmissão online e ao vivo dos eventos. Para ambas as participações — presencial ou online — é necessário fazer o cadastro no link do evento. As vagas são limitadas.
Confira a programação completa:
22/5 (segunda-feira) – 14h: Mesa redonda – O Poder do Protagonismo de Carreira
Palestrantes:
Darley Oliveira, é uma pessoa cega desde seu 1º ano de vida. É graduado em Administração e atualmente atua como agente de prospecção e líder do grupo de afinidade de pessoas com deficiência na MSD Saúde Animal.
Cristhiane Rufino, é uma pessoa cega. É pós-graduada em Psicologia Jurídica e está se formando em psicanálise Winnicottiana. Atua como psicóloga clínica em um consultório particular, trabalha também em uma biblioteca pública municipal com atendimento às pessoas com deficiência visual e, é consultora em audiodescrição.
Paulo Nascimento, é empreendedor na área de massoterapia, formado desde 2021. Hoje, é tutor do curso de Massoterapia na Fundação Dorina.
23/5 (terça-feira) – 14h: Palestra – Currículo online
Palestrante:
Ana Beatriz Antunes, possui mais de 8 anos nas áreas de comunicação e marketing, tendo passado por experiências com redação, Social Media, Copywriting e Inbound Marketing. Atualmente atua como Supervisora de Comunicação B2C.
24/5 (quarta-feira) – 14h: Mesa redonda – Lei de Cotas e INSS, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Auxílio Inclusão
Palestrantes:
Daniela Kovacs, é especialista em Direito do Trabalho pela PUC-SP. Autora do livro “Cão-guia Anjo de Patas”, palestrante e professora de Direitos das Pessoas com Deficiência.
Leonardo Costa, é advogado com especialização em Direito do Trabalho, Previdência social e Direito Administrativo.
25/5 (quinta-feira) – 14h: Workshop – Tecnologias assistivas e as ferramentas corporativas
Palestrantes:
Arthur Minniti, é Analista de Sistemas da FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado), CEO da Tecnovisão, Mundo da Lupa e da Viagem Acessível. O foco do seu trabalho é para promover o acesso de tecnologias assistivas inovadoras para a inclusão das pessoas cegas ou com baixa visão.
Alexandre Santos Costa, é uma pessoa com deficiência visual. Apaixonado por tecnologia e ativista da acessibilidade e inclusão. Foi reconhecido pela Microsoft como Most Valuable Professional (profissional mais valoroso), em 2016 e como TDC RockStar em 2018. Atualmente, é Cloud Solution Architect (Arquiteto de Solução de Nuvem), na Microsoft, contribuindo com a missão de empoderar as pessoas.
26/5 (sexta-feira) – 14h: Mesa redonda – Mundo do trabalho e a deficiência visual
Palestrantes:
Carlos Eduardo Eiji Hayama, realizou sua reabilitação na Fundação Dorina em 2019. Hoje, atua como Engenheiro de Produção pelo Instituto Federal de São Paulo e como Project Management Office (PMO), na empresa Kyndryl.
Simone Belo, a primeira agente de viagens com deficiência visual do Brasil, é especialista em roteiros inclusivos para pessoas com cegueira total ou com baixa visão. Além disso, é fundadora de uma agência de viagem e lazer acessível, advogada e funcionária pública do Estado de São Paulo.
Giselle Mendes, é militante na causa dos cães-guia, atua como analista de Qualidade, possui formação em administração e pós-graduação em gestão da qualidade em TI.
Sheila Cardoso, realizou sua reabilitação na Fundação Dorina, em 2017. É formada em massoterapia, especialista em Quick Massage. Atualmente, atua como Massoterapeuta nas empresas Porto Seguro e Foundever.
De 22 a 26/5 – Das 15h45 às 17h30: Plantão da Empregabilidade para cadastro de CV
A equipe de Empregabilidade estará disponível durante toda a semana para tirar dúvidas e realizar o cadastramento de currículos no nosso Banco de Talentos, que conecta empresas e candidatos.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 77 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual