O professor Décio Nascimento Guimarães, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), assume a Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). Antes havia sido empossada a professora doutora Rosângela Machado na função de diretora da Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da SECADI, em razão de seu notório saber e prática na implementação dessa política pública. Ela colocou o cargo à disposição após polêmicas que foram narradas em CARTA ABERTA, assinada por Maria Teresa Eglér Mantoan, Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), Faculdade de Educação – FE e Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
De acordo com nota oficial com a nova nomeação, “o MEC reafirma o compromisso inegociável com a consolidação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). Seguimos firmes na melhoria dos sistemas de ensino, para que todas as crianças estejam na escola e aprendam juntas. Não haverá retrocessos”.
Décio Nascimento Guimarães é doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Cego desde a adolescência, Décio é coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial (GT 15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Ele é docente do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF), do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (Mpet/IFF), sendo também coordenador adjunto e coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Educacionais (IFF). Além disso, é membro do Fórum de Direitos Humanos da Escola de Magistratura do estado do Rio de Janeiro.
Nesta quarta-feira, 24, O Diário PcD teve acesso a uma carta aberta do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (LEPED/FE/UNICAMP) em repúdio à gestão da SECADI/MEC e em desagravo à professora Rosângela Machado, sobre a PNEEPEI – Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Confira a íntegra do documento, também disponível em https://drive.google.com/file/d/14X0VacMozxbOkHPPyecNEzwDUysiHKGV/view
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi