fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Brasileiro participa de reunião do Civil20, grupo de engajamento oficial do G20, em Nova Delhi, Índia

Brasileiro participa de reunião do Civil20, grupo de engajamento oficial do G20, em Nova Delhi, Índia

Nesta segunda-feira, 29, aconteceu a Conferencia Internacional do Grupo de Trabalho Deificiência, Equidade e Justica do Civil20 (C20), um dos grupos oficiais de engajamento do G20, em Nova Delhi.

Criado em 1999, o G20 busca contribuir para o fortalecimento da economia mundial promovendo e apoiando o desenvolvimento de uma arquitetura financeira internacional e diálogos sobre políticas nacionais e cooperação internacional. A presidência do G20 é rotativa, tendo a Índia como atual representante para conduzir a agenda pelo período de um ano.

O C20 é um dos grupos oficiais de engajamento do G20 e oferece uma plataforma para que organizações da sociedade civil promovam discussões para integrar as agendas oficiais dos governos.

O Instituto Jô Clemente (IJC) participará das discussões. Ronie Vitorino Pires de Novais, que é da equipe de Advocacy IJC, vai tratar sobre boas-práticas de inclusão das pessoas com deficiência intelectual em espaços de participação política, compartilhando sua experiência e de outros Autodefensores nos Conselhos de Direitos do Municipio de São Paulo.

Esta iniciativa foi premiada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade em 2022 como uma boa prática de acessibilidade e de direitos humanos.

O Programa de Autodefensoria do IJC contribui para o exercício do self advocacy da pessoa com deficiência intelectual, trabalha para que compreendam seus direitos e multipliquem seu conhecimento para outras pessoas com deficiência, promovendo sua participação social. Para isso, conta com o apoio do Instituto Helena Florisbal (IHF).

A participação e engajamento de organizações de e para pessoas com deficiência no C20 é passo importante para ampliar as discussões e a implementação de políticas públicas voltadas a inclusão de pessoas com deficiência em nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *