fbpx
  • qui. set 19th, 2024

Beiersdorf realiza ação global de voluntariado e visita o Instituto Phala, em Itatiba/SP

Beiersdorf realiza ação global de voluntariado e visita o Instituto Phala, em Itatiba/SP

Com o seu primeiro dia global de voluntariado para pessoas colaboradoras, a Beiersdorf mais uma vez demonstra o seu compromisso com o propósito Cuidado Além da Pele. Todos os profissionais da companhia no mundo poderão desenvolver uma atividade voluntária por um dia para apoiar comunidades locais. O Care Beyond Skin Day (CBS Day) promove o compromisso sustentável e social da holding alemã em criar uma sociedade mais inclusiva e esforços para minimizar seus impactos ambientais.
 

Mais de 20 mil pessoas colaboradoras de todos os mercados onde a companhia atua terão um dia especial para fazer trabalho voluntário em parceria com organizações locais. No Brasil, as atividades ocorreram em dois dias, 30 e 31 de maio: a Beiersdorf se uniu a plataforma de voluntariado Atados para desenvolver atividades com a Associação Reciclázaro, organização que atua em prol da reinclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea) e na Cooperativa de Reciclagem Vitória do Belém, em São Paulo.

Já parte de pessoas colaboradoras da fábrica da Beiersdorf, em Itatiba (SP), visitaram o Instituto Phala, centro de desenvolvimento para surdos para uma atividade voluntária social e ambiental. O Phala é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo prestar serviços à comunidade surda, desenvolvendo vários projetos, no que se refere ao atendimento educacional-pedagógico, psicológico, fonoaudiológico, de assistência social e profissionalização.
 

“Na Beiersdorf, reconhecemos nossa responsabilidade de promover mudanças positivas e estamos comprometidos a tornar nossas metas de sustentabilidade uma realidade todos os dias. É por isso que estamos entusiasmados em anunciar a primeira edição do Care Beyond Skin Day. Mais de 20 mil pessoas colaboradoras de todo o mundo terão a chance de dedicar um dia de trabalho para participar de uma iniciativa que faz a diferença em suas comunidades e contribui coletivamente para os esforços globais da empresa. Esses diversos atos de cuidado darão vida à nossa Agenda de Sustentabilidade para uma sociedade mais inclusiva e um impacto ambiental positivo e duradouro”, diz Vincent Warnery, CEO global da Beiersdorf.
 

“Estamos empolgados com o engajamento dos nossos times no Brasil. As diretrizes da nossa Agenda de Sustentabilidade estão em tudo o que fazemos e foi uma grande oportunidade de vivenciar na prática as mudanças positivas que propomos para o mundo seguindo os conceitos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, comenta Christian Goetz, presidente da NIVEA Brasil. O time do escritório teve a oportunidade de aprender sobre sustentabilidade na horta comunitária da associação, além de colocar a mão na massa para fazer a triagem de materiais junto aos cooperados e ver como embalagens podem ser recicladas.
 

As atividades na cooperativa ocorreram em quatro grupos para que o maior número de pessoas voluntárias pudessem participar. Na primeira parte da imersão, os grupos conheceram o espaço, a horta e logística de reaproveitamento do Cefopea, que possui hortas suspensas, térreas e uma estufa com plantação com técnica de hidroponia com diversos alimentos, em especial PANCs (plantas alimentícias não convencionais). A ideia era explicar sobre as maneiras de plantios, os diferentes tipos de alimentos plantados ali e como funciona toda a cadeia de produção, uso e descarte dos alimentos. Em seguida, as pessoas voluntárias entenderam de fato como ocorre o processo de separação dos materiais recicláveis, fazendo o trabalho dos trabalhadores da cooperativa com a orientação de especialistas do local.
 

Além da agenda presencial, a companhia também realizou um desafio sustentável online com duas tarefas para as pessoas que trabalham em outras localidades. “Nesta opção, propomos desafios simples para que todas e todos pudessem cumprir em suas casas. Tivemos também uma palestra de conscientização com uma pessoa representante da Reciclázaro. Queremos que nossas equipes de todo o Brasil se sintam parte deste movimento”, complementa o presidente.
 

Na primeira parte, as pessoas tiveram que designar um local em suas próprias casas para a separação de materiais recicláveis e lixo orgânico e separá-los corretamente ao longo do dia. Já no segundo momento, os participantes foram incentivados a produzir uma refeição aproveitando integralmente os alimentos disponíveis no momento em casa. Todo o desempenho das tarefas teve o acompanhamento por meio de grupos privados.

A atividade online encerrou com uma live para apresentar os resultados dos desafios e um papo com o time da Reciclázaro sobre Economia Circular e como este conceito se conecta com o tratamento dos resíduos sólidos passando por temas como: economia linear; economia circular; resíduos sólidos; descarte eficiente; caminho do lixo e consumo consciente.
 

Toda a iniciativa de voluntariado ainda teve 2 toneladas de emissões de dióxido carbono equivalentes (CO2eq) neutralizadas por meio de compra de créditos em parceria com a Moss, plataforma ambiental que opera no mercado de créditos de carbono.
 

Voluntariado social

O Care Beyond Skin Day também teve seu capítulo na fábrica da Beiersdorf, em Itatiba (SP), registrando, assim, o engajamento de parte da equipe da planta, a qual participou de uma iniciativa social no Instituto Phala, parceiro da companhia na região. Em 30 de maio, as pessoas colaboradoras visitaram a organização para um dia de revitalização, auxiliando na pintura do espaço, manutenção da horta e engajando em atividades de troca, que também incluem educação ambiental com orientações sobre coleta seletiva de resíduos.
 

“Sempre buscamos maneiras de fortalecer a comunidade de Itatiba e nos unirmos a uma entidade local é a oportunidade ideal para colocar em prática o nosso Cuidado Além da Pele. A parceira com esta instituição, que atua no desenvolvimento de pessoas surdas, se conecta com nossos objetivos de inclusão e letramento”, comenta Juliana Torres, diretora da fábrica da Beiersdorf.

Imagem: Pessoas colaboradoras da fábrica tiveram um dia de vivência no Instituto Phala; atividades incluíram revitalização do espaço e da horta comunitária e orientações sobre coleta seletiva de resíduos (foto: Priscilla Du Preez/Unsplash)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *