Dois homens, de 36 e 38 anos foram detidos na madrugada deste sábado (10), em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá, no Mato Grosso, suspeitos de maltratar os pais, de 74 e 72 anos. De acordo com o boletim de ocorrência, o pai é acamado e a mãe é cadeirante.
Os policiais militares foram informados, por uma testemunha, que os suspeitos estavam, há vários dias, fazendo ameaças, insultando e xingando os pais, chamando-os de “aleijados e inúteis”.
Ainda segundo o relato, um dos filhos ameaçava derrubar a mãe, que é cadeirante, da cadeira de rodas. Diante dos pedidos para que parassem, eles riam.
Além disso, estavam obrigando o pai, que é acamado, a dar dinheiro para que pudessem comprar bebidas alcoólicas.
A denunciante disse ainda que os filhos perturbavam o sono dos pais, não deixando que eles dormissem, pois chegavam embriagados e faziam barulho.
Ao perceber que a denunciante estava acionando a polícia, os dois fugiram da casa. No entanto, os policiais fizeram buscas pela região e conseguiram localizá-los. Eles foram conduzidos para a delegacia.
A lei
O artigo 99 do Estatuto do Idoso diz que é crime “expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado”.
Além disso, os suspeitos podem ser enquadrados no crime de ameaça.
Fonte: https://g1.globo.com/