O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anuncia a realização do seminário “Resultados da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Pessoas com Deficiência 2022”.
O evento, organizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acontecerá no dia 7 de julho, das 10h00 ao 12h00 (horário de Brasília), no auditório do subsolo do Bloco A – Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Para garantir a acessibilidade, o seminário também será transmitido via YouTube, com serviços de Intérprete de Libras, audiodescrição e legendas em tempo real.
Esta edição da PNAD Contínua marca uma etapa histórica nesta pesquisa, pois pela primeira vez serão disponibilizados indicadores específicos sobre pessoas com deficiência. Os dados contemplam o terceiro trimestre de 2022 e oferecem um panorama detalhado da inserção no mercado de trabalho, condições de estudo e características gerais dessa parcela da população. A pesquisa permite uma comparação entre as pessoas com e sem deficiência, destacando as prevalências e desigualdades entre estes grupos.
A ação é fruto de uma celebração do Termo de Execução Descentralizada, que formalizou a parceria entre a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o IBGE. A iniciativa buscou incluir um módulo específico na PNAD para a coleta de dados atualizados e de abrangência nacional sobre as pessoas com deficiência.
O seminário tem como público-alvo formuladores de políticas públicas, organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, acadêmicos, pesquisadores e a mídia, mas também é aberto a todos os interessados no tema. Será uma oportunidade para melhor compreender os desafios, as conquistas e as oportunidades presentes na vida das pessoas com deficiência no Brasil.
Para assistir ao seminário, basta acessar o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no YouTube no dia e horário do evento, ou comparecer no Auditório do Subsolo do Bloco A, sem necessidade de inscrição prévia.
O link para assistir o evento está disponível no YouTube do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e pode ser acessado por aqui https://www.youtube.com/watch?v=-wlYkJGRXzY