Nesta quinta-feira, 6, Jéssica Paula, influenciadora e jornalista, será a primeira mulher paraplégica a escalar os 396 metros de altura do Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro. A previsão é que o desafio leve aproximadamente seis horas, iniciando às 7 horas. Parte do trecho será percorrido através de trilhas em que Jéssica Paula usará suas muletas e se apoiará nas pedras com a ajuda de dois guias. O ponto crucial, conhecido como crux, será escalado com o uso de cordas em que a influenciadora precisará usar da força dos seus braços para dar os impulsos necessários para a subida.
Para isso, há dois meses, a influenciadora intensificou seu preparo físico com horas de musculação e fisioterapia. “Eu sempre gostei de desafios. E isso é algo que exige uma preparação não só física, mas também um planejamento estrutural”, complementa Jéssica Paula. “É o desafio mais transformador que eu já vivi até então. Não sei se vou conseguir, mas tenho o direito de tentar”, conta a jornalista ao fazer referência às pessoas que tentaram persuadi-la a desistir.
O desafio ‘rocha’ é um dos elementos da websérie 07 Elementos que traz a prática esportiva em contato com a natureza acessível para pessoas com deficiência. Os episódios demonstram a criatividade e adaptação necessária para que mais pessoas com deficiência possam usufruir do que o mundo oferece para todos. A websérie é protagonizada por Jéssica e a desafia em aventuras no contato com os elementos água, ar, terra, fogo, rocha, gelo e areia.
A Mercur, empresa que atua nas áreas da saúde e educação, se tornou parceira do projeto que traz como foco a acessibilidade para as pessoas com deficiência (PCDs).
Para conferir o primeiro episódio da websérie 7 Elementos que traz a travessia dos Lençóis Maranhenses, as pessoas podem acessar o canal Jéssica Paula no Youtube em www.youtube.com/@JessicaPaulapassaporte.
Sobre Jéssica Paula
Aos seis anos de idade, a jornalista e influenciadora Jéssica Paula teve uma infecção na medula que a tornou uma pessoa paraplégica. Ela é jornalista pela Universidade de Brasília (UnB), estudou reportagem especial, produção de documentário e política internacional na Universidade Carlos III de Madri. Mantém o site Passaporte Acessível que fala sobre turismo e acessibilidade. Viajou pelo mundo, em mais de 37 países.