A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) firmou, nesta sexta-feira (7), um protocolo de intenções com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) para a implementação de políticas públicas de inclusão que garantam maior acessibilidade às pessoas com deficiência.
Entre as iniciativas previstas no documento estão a realização de ações conjuntas que facilitem a vida de pessoas com deficiência, como a elaboração de protocolos e políticas de suporte à vida das pessoas com deficiência; formação de recursos humanos para atendimento nos mais diferentes espectros de atenção; produção, sistematização e integração de dados estatísticos; além do incentivo, fomento e produção de ciência, tecnologia e inovação, direcionadas para as necessidades e demandas desse público no Estado de São Paulo.
“Desde o início da nossa gestão temos reforçado o potencial das universidades na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e essa união de forças fará a diferença. Vejo que São Paulo pode se transformar no maior centro de tecnologia assistiva do Brasil e da América Latina, no mínimo”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Para efetivar as atividades previstas no protocolo, representantes da Secretaria e da Univesp se reunirão rotineiramente para o alinhamento de ideias e identificação de oportunidades, metas e público-alvo para cada projeto apresentado, bem como sua viabilidade.
“Pretendemos subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas à educação superior. Faremos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para a oferta de cursos semipresenciais com a utilização de instrumentos, técnicas e métodos, que levem em consideração as diferenças individuais dos alunos, as peculiaridades regionais e as possibilidades de combinação dos conhecimentos para novos cursos e programas. A ideia é fazer com que o nosso estudante da graduação também desenvolva projetos em prol da pessoa com deficiência”, ressalta o presidente da Univesp, Marcos Borges.
A assinatura do protocolo ocorreu na sede da pasta estadual, entre o secretário Marcos de Costa e o presidente da Univesp, Marcos Borges. Dentre os presentes, estavam a secretária executiva de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Claudia Carletto, e o assessor especial da SEDPcD e professor da Faculdade de Direito da USP, Ignacio Maria Poveda Velasco.
O acordo com a Univesp complementa o protocolo de intenções para a estruturação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência assinado no mês de abril pelo governador Tarcísio de Freitas e pelo secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e três universidades públicas do Estado: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Mais informações no site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br.