Fundado em 2017 com o intuito de fomentar a inclusão social e promover o ciclismo, o Projeto KB2/Olhos que Guiam tem como propósito oferecer esporte e lazer para pessoas com deficiência visual em Campinas, interior de SP.
Os passeios ocorrem regularmente aos domingos, das 8h às 12h, na Lagoa do Taquaral, exceto no primeiro fim de semana de cada mês, quando o encontro dominical acontece em Joaquim Egídio, também pela manhã.
A iniciativa do Projeto KB2 consiste em disponibilizar gratuitamente bicicletas duplas, também conhecidas como tandens, que são adaptadas com dois assentos, podendo comportar até três pessoas, além de oferecer equipamentos de segurança para a prática do ciclismo. Atualmente, cerca de 20 indivíduos com deficiência visual são beneficiados pelo trabalho voluntário, participando em um sistema de revezamento semanal.
A equipe do Projeto KB2/Olhos que Guiam é composta por voluntários que desempenham três tipos de funções. Os ciclistas guias têm uma responsabilidade fundamental, pois conduzem as bicicletas duplas. Já os batedores acompanham o trajeto com bicicletas convencionais para oferecer suporte, como no caso de uma corrente solta, por exemplo. Por fim, os apoiadores aguardam no ponto de chegada para auxiliar as pessoas com deficiência visual a descerem das bicicletas e providenciar água e alimentação. Segundo Almir Martelli, o idealizador do projeto, a equipe é indispensável, pois sem ela o projeto não teria êxito.
Para apoiar, financiar ou participar do Projeto KB2, tanto como pessoa com deficiência visual quanto como voluntário, é possível entrar em contato por meio das redes sociais do projeto (@olhosqueguiam) ou comparecer ao portão 2 da Lagoa do Taquaral, onde uma faixa é colocada durante toda a manhã de domingo, exceto no primeiro domingo de cada mês.