O TCU – Tribunal de Contas da União realiza um evento com o objetivo de coletar informações a respeito do pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas com deficiência no âmbito da educação, no que tange aos impactos, resultados, desafios, a partir das diferentes perspectivas.
Durante o webinário, será debatido:
– A importância das políticas públicas de educação para pessoas com deficiência;
– Resultados e impactos das políticas públicas de inclusão vigentes;
– Desafios e perspectivas para uma maior efetividade das políticas de inclusão.Público-alvo
O público alvo são órgãos da administração pública e entidades da sociedade Civil que atuam na defesa dos direitos da pessoa com Deficiência.
O evento acontece no dia 25 de julho, das 14:30 às 17:30 com abertura com Sérgio Ricardo Costa Caribé – Procurador de Contas junto ao Tribunal de Contas da União e supervisor da Política de Acessibilidade do Tribunal.
14h45 a 15h25 – Painel 1 – A importância das políticas públicas de educação para pessoas com deficiência
Mediadora: Delma Nazarena da Silva Ferro (AUFC)
Palestrante: Jorge Amaro de Souza Borges – Pesquisador do Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa. Doutor em Políticas Públicas (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS),
Palestrante: Ismar Barbosa Cruz – Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União aposentado. Exerceu o cargo de Secretário de Controle Externo de diversas áreas, como Educação, Ciência & Tecnologia, Saúde, Cultura, Esporte e Desenvolvimento Regional. Conselheiro licenciado da ONG Articule.
15h35 a 16h15 – Painel 2 – Resultados e impactos das políticas públicas de inclusão vigentes.
Mediador: Rubia Marchetti Trevizani Almeida (AUFC)
Palestrante: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Professora Titular pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE (2021-2023).
Palestrante: Rodrigo Hübner Mendes – Fundador do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), que atua no desenvolvimento de projetos e ações voltados à educação inclusiva. Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
16h15 a 16h25 – Perguntas
16h25 a 17h05 – Painel 3 – Desafios e perspectivas para uma maior efetividade das políticas de inclusão
Mediadora: Valéria Cristina Gomes Ribeiro (AUFC)
Palestrante: Anna Paula Feminella – Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).
Palestrante: Décio Nascimento Guimarães – Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação ((Secadi/MEC).
17h05 a 17h15 – Perguntas
17h15 a 17h25 – Considerações finais – Vanessa Lopes de Lima – Secretária de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável (SecexDesenvolvimento)
Link para inscrição: