fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Confederação divulga vencedores do 6º Campeonato Mundial de Badminton de Surdos

ByJornalismo Diário PcD

jul 27, 2023
Confederação divulga vencedores do 6º Campeonato Mundial de Badminton de Surdos

Nesta segunda-feira, 24/7, aconteceram as semifinais e as finais do 6º Campeonato Mundial de Badminton de Surdos, evento realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) em parceria com o Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), na cidade de Pará de Minas (MG).

Durante a manhã foram realizadas as partidas das semifinais e, na parte da tarde, aconteceram as finais. A primeira final foi disputada na categoria Individual Masculina e o atleta da Coreia do Sul, Myeongsoo Seo venceu o atleta Furkan Buyukgoze, da Turquia. O 3º lugar ficou com o atleta do Japão, Yasuhiro Nagaishi, seguido por Chen-Ding Cheng, de Taiwan, que ficou em 4º lugar.

Na categoria Individual Feminina o 1º lugar ficou com a atleta da Coreia do Sul, Min Kyeong Park, que superou a atleta da Índia, Aaditya Yadav, que ficou com a 2ª colocação. O 3º lugar ficou com a atleta Katrin Neudolt, da Áustria, seguida por Sofia Chernomorova, da Ucrânia, que terminou o mundial na 4ª colocação.

Já na categoria Dupla Masculina, o 1º lugar ficou com os atletas Siriwat Mattayanumat e Ittikorn Punyangam, da Tailândia, que venceram Kazimieras Dauskurtas e Ignas Reznikas, da Lituânia, que terminaram em 2º lugar. O 3º lugar ficou com os atletas Yasuhiro Nagaishi e Masaaki Numakura, do Japão. Os atletas Chung-I Chen e Chen-Ding Cheng, de Taiwan, ficaram em 4º lugar.

Na final Dupla Feminina, o 1º colocado Jerlin Jayaratchagan e Aaditya Yadav, da Índia, superaram as atletas Wei Ying Boon e Zu Tung Foo, da Malásia, que terminaram em 2º lugar. Já o 3º lugar ficou com as atletas do Japão, Mai Kamata e Yume Katayama, que venceram as atletas Chiao-Yu Chiang e Yan-Ru Shen, de Taiwan, que terminaram em 4º lugar.

Na final da categoria Dupla Mista, o 1º lugar ficou com os atletas Myeongsoo Seo e Min Kyeong Park, da Coreia do Sul, que superaram os atletas Kazimieras Dauskurtas e Vaiva Zymante, da Lituânia, que ficaram com a 2ª colocação. O 3º lugar ficou com a dupla Xavier Valledor e Emma Reymond, da França, e o 4º lugar com a dupla Chung-I Chen e Yan-Ru Shen, de Taiwan.

Durante a cerimônia de encerramento, a presidente da CBDS, Diana Kyosen, agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento.

“Eu estou muito feliz pelo sucesso desse evento tão grandioso que reuniu atletas de 21 países aqui na cidade de Pará de Minas. Atletas de alto rendimento que mostram a força do desporto de surdos. Minha gratidão a todos os atletas e suas delegações, aos parceiros do evento, à Confederação Brasileira de Badminton, à prefeitura de Pará de Minas, ao ICSD. Aos voluntários, aos árbitros, aos intérpretes, aos motoristas, às equipes de limpeza e de apoio, além da minha equipe da CBDS que, apesar de pequena, é grandiosa. Sem vocês, nada disso teria acontecido. Parabéns a todos e obrigada.”

O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura de Pará de Minas, da Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS), da Associação de Surdos de Pará de Minas (ASPAM), e dos patrocinadores: Sicredi, Zinzane, Pará Cópias, HNT, Dainanox, Physio Clínica de Fisioterapia, Unisporte, Açaiô, Drogaria Americana, BR Super e Hotel Suntory.

Mundial de Badminton no Brasil

Realizado entre os dias 14 e 24 de julho, o 6º Campeonato Mundial de Badminton de Surdos reuniu mais de 80 atletas de 21 países, que disputaram nas modalidades Individual Masculina e Feminina e em Duplas Masculina, Feminina e Mista.

O Brasil teve a participação de 6 surdoatletas: Amanda Sanches (18 anos – São Paulo), Cauã da Silva (18 anos – São Paulo), Gabriel Hovelacque (34 anos – Minas Gerais), Geisa Oliveira (20 anos – São Paulo), Leonardo Domingos (25 anos – Pernambuco) e Renata Faustino (35 anos – Rio de Janeiro).

Entre os dias 10 e 12/7, aconteceu ainda o 3º Campeonato Mundial de Badminton Juvenil de Surdos, que reuniu 29 atletas de 13 países.

Para saber mais, acesse o site da CBDS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *