fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Revista internacional publica artigo de Brandon de Oliveira, estudante brasileiro e autista

Revista internacional publica artigo Brandon de Oliveira, estudante brasileiro e autista

A revista CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito publicou um artigo de Brandon de Oliveira, com 13 anos, autista, estudante e residente em Portugal. O artigo científico é sobre  “Caracóis e o que fazem” .

Para o autor “este artigo foi feito no intuito de demostrar e ensinar as diversas coisas que um simples caracol pode fazer como: as espécies diversificadas, alimentação, uso na alimentação humana, nos cosméticos, como se reproduzem e mais algumas curiosidades. Para a realização deste artigo científico foi usada o método de pesquisa bibliográfica de diversos sites diversificados. O resultado que se pode encontrar neste artigo são por exemplo saber como os caracóis podem ajudar na beleza facial de uma pessoa, ou em como eles podem ser usados na culinária humana e até como é formado o corpo e a casca do caracol”.

De acordo com familiares e professores, a inteligência de Brandon sempre foi acima da média e demonstrou interesse em ciências naturais, química, física e matemática.

O estudante brasileiro – que agora reside em Portugal sempre foi curioso, e em função desse olhar mais atento sobre o mundo começou a observar caracóis que encontrava nas ruas da vila de Castelo de Paiva, onde mora. Esse interesse pelos moluscos deu início a uma extensa pesquisa e Brandon passou a se dedicar e entender sobre forma de reprodução, habitat e o uso deles para alimentação humana e na indústria de cosméticos.

Brandon explica que “todos sabem o que é um caracol, já viram ou até mesmo tocaram em um, mas poucos sabem o que são caracóis, para o que podem servir ou a diferença entre caracóis, caramujos e lesmas por exemplo porem quem se faria este tipo de pergunta porque não é muito comum as pessoas se perguntarem isso até porque quando se fala de caracóis só temos quatro tipos de pessoas, os que odeiam caracóis (nomeadamente os fazendeiros), os que gostam o suficiente para fazer um artigo cientifico sobre eles, as que têm nojo e os tipos que comem eles de qualquer forma se uma pessoa querer saber ou tirar algumas dúvidas sobre caracóis este artigo foi feito para isso espero que ajude de alguma forma e boa leitura.

A mãe – Jennifer de Paula afirmou em entrevista que “o padrasto é cientista e Brandon fica sempre sabendo das suas publicações. Foi então que ele, sem avisar, começou a fazer o dele sozinho e depois pediu para que o ensinasse as regras. Então o padrasto que também forma pesquisadores, colocou uma das suas pesquisadoras para ensiná-lo. Foi aí que ele desenvolveu toda a estrutura necessária”.

O estudante disse que o estudo é fruto de seu empenho e curiosidade, e é a prova de que mesmo as coisas consideradas mais simples e comuns no dia a dia, podem ser a ponta do iceberg de um mundo de informações. Ele afirmou que sempre via caracóis no trajeto para a escola e isso despertou nele a curiosidade para entender melhor sobre esses bichinhos e como poderia protegê-los.

Acesse o link para conferir a íntegra da publicação de Brandon:

https://cpahjournal.com/cpah/article/view/139/144

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *