Nesta terça-feira, 8, das 14h00 às 16h30 será realizado o mutirão de “Acessibilização” no centro de São Paulo. A região escolhida é a área central no entorno da sede do sindicato dos comerciários de São Paulo, situado a Rua Formosa, 99.
A iniciativa é da ativista Luciana Trindade e terá o apoio do Instituto Biomob Observatório da Diversidade e Inclusão, Corrida Amiga, Cidade a pé e Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
Acessibilização consiste em conscientizar e orientar os estabelecimentos comerciais da área contemplada, através da distribuição de cartilhas de orientações sobre acessibilidade arquitetônica. A ação também visa buscar estabelecimentos que atendam as normas de acessibilidade e catalogá-los no aplicativo Biomob que auxilia pessoas com mobilidade reduzida a encontrarem locais acessíveis de maneira prática e gratuita.
A ação será realizada em 2 etapas: na primeira etapa os voluntários (que podem se inscrever gratuitamente no link no final da matéria) recebem um treinamento sobre o cenário da pessoa com deficiência no Brasil e no mundo, normas e leis voltadas para a pessoa com deficiência e utilização do aplicativo Biomob para registro das informações. Na segunda etapa esses voluntários são divididos em grupos de 3 a 5 voluntários e realizam a atividade de mapeamento em campo.
Durante a ação serão distribuídas cartilhas de Acessibilização que contém informações sobre a legislação vigente e as normas atualizadas e contidas no CB40 – Comissão de acessibilidade da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Os organizadores destacam a importância de conscientizar a sociedade sobre a acessibilidade para o
processo de inclusão que é o foco dessa ação, pois há uma percepção equivocada que os problemas
oriundos da falta de acessibilidade, são de responsabilidade exclusivas do poder público.
A falta de adequação das calçadas, entradas, área de circulação interna, banheiros acessíveis, mobiliário adaptado e vagas de estacionamento reservadas, são os quesitos a serem analisados durante essa ação.
Esses dados irão contribuir para uma análise mais profunda, que auxiliará as prefeituras a entenderem melhor o cenário da cidade e tomar iniciativas mais assertivas e objetivas que contribuirão para melhora da mobilidade e consequentemente mais inclusão.
Link para inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeP1irRkoa0QpsPxS1Obul5t6uZMwVCNslLOGuB43iPx0-oAQ/viewform
Informações:
Email – mov.inclusao.pcd@gmail.com
Celular 11947130051