• seg. maio 12th, 2025

TJDFT divulga resultados de pesquisa sobre inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho

TJDFT divulga resultados de pesquisa sobre inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho

Pesquisa realizada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) entre servidores e magistrados com deficiência mostra que para 91% dos respondentes as estações de trabalho são acessíveis às suas necessidades; 77% não encontram dificuldades de mobilidade ou acessibilidade nas dependências da Casa e 67% não enfrentam barreiras atitudinais. 

Os dados estão no Relatório do Levantamento de Necessidades e de Barreiras de Inclusão no Ambiente de Trabalho dos Servidores com Deficiência de 2022, realizado pelo Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade (Nuics). 

O TJDFT possuía, à época da pesquisa, 299 servidores com deficiência ativos, representando 4,1% do total de servidores ativos. A maioria (61%) é composta por Técnicos Judiciários, enquanto 38,25% são Analistas Judiciários.

O relatório revela que 97% dos respondentes são reconhecidos oficialmente como pessoa com deficiência, sendo que 88% foram reconhecidos no momento do ingresso por meio de vagas reservadas e 9% por perícia médica realizada pela Secretaria de Saúde (Sesa).  

No quesito carga horária, a grande maioria (83%) não possui redução. Quanto à tecnologia assistiva, 69% afirmam não precisar desses recursos para sua inclusão no ambiente de trabalho.  

Ao questionamento sobre barreiras atitudinais, 80 pessoas declararam não enfrentar ou haver enfrentado alguma. Outras 39 responderam sim à pergunta, citando como as principais barreiras o preconceito/discriminação (34%), a negação da deficiência (32%) e a recusa de acessibilidade e/ou adaptações razoáveis (16%).  

O levantamento faz parte das iniciativas do Plano de Ações de Inclusão da Pessoa com Deficiência 2022 do TJDFT, alinhado com a Resolução 401/2021 do CNJ. Com base nos resultados, o Tribunal reforça seu compromisso com a promoção da inclusão e respeito à diversidade, visando um ambiente de trabalho acolhedor e acessível para todos os servidores e usuários da Justiça. 

Fonte: https://www.tjdft.jus.br/ – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *