O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) deu início às Paralimpíadas Escolares 2023, maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência, na noite desta quarta-feira, 9, com a realização da cerimônia de abertura. A solenidade ocorreu no teatro da Usina da Paz, em Cabanagem, na capital paraense.
Entre as autoridades presentes, o evento contou com as presenças de Igor Normando, secretário de Articulação e Cidadania do Estado do Pará, Nayara Barbalho, coordenadora estadual de políticas públicas para o autismo no Estado do Pará, e Alessandra Amaral, secretária estratégica de Articulação e Cidadania.
“O Comitê Paralímpico Brasileiro tem como princípio fomentar o esporte paralímpico e sempre melhorar o Movimento em todo o Brasil. O nosso presidente Mizael Conrado nos deu a missão de valorizar a escola e tornar a inclusão a principal ferramenta de transformação na vida das pessoas com deficiência desde a iniciação até ao alto rendimento. Agradecemos ao Estado do Pará por nos acolher e aos outros nove Estados por criar esta oportunidade ímpar na vida dessas crianças”, discursou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.
Durante a cerimônia, houve o desfile de representantes das unidades federativas representadas na atual edição das Escolares, com suas respectivas bandeiras. Em Belém, são 492 atletas inscritos, sendo 336 de atletismo, 57 da bocha e 99 da natação, de 10 estados (Pará, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Amapá).
A participante com deficiência visual Cinthya Rabelo, do Pará, fez o juramento dos atletas, enquanto a árbitra de bocha, Williane Torres, depôs em nome da arbitragem da competição.
As provas de atletismo acontecerão no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), da Marinha, as de natação serão na Universidade do Estado do Pará (UEPA), enquanto as disputas de bocha vão ocorrer no ginásio da Usina da Paz, em Cabanagem.
O projeto terá o mesmo formato do ano passado. Serão três fases regionais em Belém, Brasília e São Paulo, entre os meses de agosto e setembro. Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional.
Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação se classificam automaticamente para a Fase Nacional, em São Paulo, também no Centro de Treinamento Paralímpico, de 27 de novembro a 2 de dezembro. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, conquistam a vaga.
Serviço
Paralimpíadas Escolares – Regional Belém
Período: 9 a 11 de agosto
Locais:
Atletismo: CIABA – Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar
Endereço: Av. Arthur Bernardes, 245 – Pratinha (Icoaraci)
Natação: Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Endereço: Av. João Paulo II, nº 817
Bocha: Ginásio da Usina da Paz
Endereço: Av. Damasco, 37 – Cabanagem
Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro
CRÉDITO/IMAGEM: Porta-bandeiras das delegações participantes das Paralimpíadas Escolares 2023 posam para foto em Belém | Foto: Divulgação / CPB