fbpx
  • sex. set 20th, 2024

Subsecretaria de Cuidados Especiais do Estado do Rio de Janeiro apresenta balanço de 100 dias

Subsecretaria de Cuidados Especiais do Estado do Rio de Janeiro apresenta balanço de 100 dias

A Subsecretaria de Cuidados Especiais da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, sob a liderança do Subsecretário Guilherme Bussinger, celebra 100 dias de ações transformadoras em prol da inclusão e cuidado de pessoas com deficiência.

De acordo com o órgão, “nesse período, diversas iniciativas foram implementadas, ampliando a acessibilidade e promovendo a conscientização sobre a importância da igualdade e respeito para todos.
O decreto regulamentar CIPITEA foi um marco inicial nas ações da Subsecretaria, garantindo a proteção e o amparo aos cidadãos com deficiência, além de criar diretrizes para a implementação de políticas públicas inclusivas. Em seguida, o decreto regulamentar Cordão de Girassol reforçou a importância da acessibilidade em locais públicos, estimulando a participação ativa e digna de todos na sociedade”.

Em nota, afirma que a pasta vem “destacando-se na promoção da segurança e atendimento especializado, a Delegacia Especializada passou a atuar com foco no combate à violência e discriminação contra pessoas com deficiência, proporcionando um ambiente mais seguro e justo para todos. O Regimento Interno da Subsecretaria de Cuidados Especiais trouxe maior transparência e eficiência na gestão das atividades, permitindo um melhor acompanhamento dos projetos e iniciativas desenvolvidas pela equipe”.


Entre as campanhas bem-sucedidas, destacam a “Somos Raros, Não Invisíveis” que ganhou destaque, abordando a conscientização sobre as diversas condições raras existentes e a importância da visibilidade e empatia para esses indivíduos.


Já em relação à acessibilidade em espaços públicos, em nota, a pasta informa que o projeto “Acessibilidade Palácio Guanabara” trouxe significativas adaptações ao palácio governamental, tornando-o mais inclusivo e acessível para todos. Paralelamente, a colaboração com o BOPE resultou em melhorias significativas no atendimento a pessoas com deficiência em situações de emergência. Além disso, a parceria com a UERJ deu origem a dois importantes projetos: o “Enfrentamento à Violência para Mulheres com Deficiência” e o “Projeto de Autonomia Econômica para Mulheres com Deficiência e/ou Mãe de Pessoas com Deficiência”. Essas iniciativas visam promover a igualdade de gênero e o fortalecimento das mulheres com deficiência, oferecendo suporte e oportunidades para uma vida mais independente e digna!”

Na avaliação do Subsecretário, “ao longo desses 100 dias, a Subsecretaria de Cuidados Especiais consolidou-se como um importante órgão governamental dedicado à inclusão, acessibilidade e defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Estado do Rio de Janeiro. Os esforços empreendidos refletem o compromisso contínuo com a construção de uma sociedade mais justa, respeitando a diversidade e a dignidade de todos os cidadãos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *