Visitas de 16 a 20 de agosto
A fim de facilitar o reconhecimento e estimular o apoio da sociedade a quem convive com esclerose múltipla, a Merck, líder em ciência e tecnologia, promove de 16 a 20 de agosto a Casa da Esclerose Múltipla, no Shopping Cidade São Paulo, em São Paulo (SP), levando experiências, informação e a simulação dos sintomas para quem não conhece a doença.
“A esclerose múltipla pode ser uma doença de difícil compreensão para aqueles que não convivem ou sequer ouviram falar sobre ela. Esse desconhecimento pode levar ao atraso do diagnóstico, e até uma série de preconceitos no dia a dia dos pacientes, que muitas vezes não manifestam sintomas visíveis, mas estão experimentando uma série de desafios para locomoção, fala, visão e diversas outras tarefas diárias”, ressalta Dr. Fabio Armentano, líder da área terapêutica de Neuro & Imunologia na Merck.
Entre 16 e 20 de agosto, o Shopping Cidade São Paulo receberá uma instalação que simula uma casa, onde cada cômodo permite que o visitante vivencie uma sensação semelhante à que uma pessoa com esclerose múltipla costuma enfrentar, como fraqueza muscular, vertigem e fadiga¹.
Assim, os visitantes estarão mais familiarizados com os possíveis sintomas da esclerose múltipla e mais preparados para se relacionar com pacientes futuramente, ou mesmo suspeitar da doença no caso da manifestação de sintomas.
A esclerose múltipla é uma doença crônica e autoimune do sistema nervoso central (SNC), potencialmente incapacitante e que apresenta maior incidência em adultos jovens, especialmente mulheres dos 20 aos 40 anos de idade². Por ser uma condição que atinge diferentes áreas do SNC, os sintomas da EM se manifestam de forma muito variada, dificultando o diagnóstico. Entre os sintomas estão fadiga, problemas de visão, alterações na fala, alteração na sensibilidade ou formigamento dos membros, alteração no equilíbrio e/ou dificuldade na mobilidade¹.
Avanços no tratamento
Os últimos 20 anos trouxeram avanços significativos para o manejo da EM, com o desenvolvimento de opções terapêuticas de alta eficácia e que possibilitam que a escolha do tratamento seja feita de forma individualizada, considerando as características da doença, os desejos e o momento de vida dos pacientes.
“Hoje temos disponível um amplo arsenal terapêutico que permite ao médico definir o tratamento ideal para cada paciente, a partir das especificidades da condição manifestada e de outros fatores associados ao dia a dia, e isso pode fazer a diferença na adesão e no sucesso do tratamento. Com o tratamento adequado, as pessoas com EM podem passar longos períodos sem surtos e ter uma rotina ativa, com qualidade de vida. No caso das mulheres, mais acometidas, vale lembrar que a maioria é diagnosticada em idade fértil, e hoje já é possível inclusive planejar uma gravidez e amamentação conciliadas ao tratamento”, explica Armentano.
Confira mais informações sobre a esclerose múltipla em www.casadaem.com.br.
Serviço
Casa da Esclerose Múltipla 2023
Data: 16 a 20 de agosto de 2023
Horário: das 10h às 22h
Local: Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista, 1230 – Bela Vista, São Paulo – SP)
Entrada gratuita.