fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

APC realiza Festival Paralímpico de Natação André Meneghetti em Campinas/SP

APC realiza Festival Paralímpico de Natação André Meneghetti em Campinas/SP

A APC (Associação Paralímpica de Campinas) – interior de SP, promove neste sábado (26) o Festival Paralímpico de Natação André Meneghetti. O torneio acontece durante a Virada Esportiva de Campinas e contará com a participação dos alunos do projeto “Esporte em Rede”, que oferece aulas de natação para pessoas com deficiência e é desenvolvido pelo Instituto Cultural Louis Braille. O objetivo do festival é fomentar a prática do esporte entre as pessoas com deficiência. As atividades serão realizadas na Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, das 8h30 à 11h30.

A expectativa é de que 60 atletas participem do Festival, que prestará uma homenagem ao nadador paralímpico André Luis Meneghetti, um dos mais importantes nadadores cegos brasileiros. “Esperamos com o Festival, retomar ações de fomento e formação esportiva na modalidade natação para as pessoas com deficiência em Campinas, prestando uma homenagem ao atleta André Meneghetti por toda sua importância para o esporte paralimpico, além de servir como um estímulo para que outros jovens também possam se interessar pelo esporte”, explica Luiz Marcelo Luz, gerente de projetos da APC. 

André Luis Meneghetti

André representou com grande responsabilidade o esporte paralímpico, sendo o primeiro medalhista masculino de provas individuais em campeonatos mundiais. Ele participou de cinco mundiais, cinco para-panamericanos, uma copa do mundo de natação e uma paralimpíada. Entre suas conquistas estão 27 medalhas internacionais, além de ter sido o recordista brasileiro dos 100 m nado borboleta por mais de uma década.

O nadador foi atleta da APC e faleceu precocemente em 07 de março de 2023, aos 43 anos de idade. Deficiente visual (cego total), adquiriu aos 13 anos a cegueira com o aparecimento de um tumor na retina, iniciando seus treinamentos no Centro Cultural Louis Braille aos 18 anos. Formado em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing, foi idealizador do projeto na internet chamado ACD-TV (Agência de Conteúdo para Deficientes- Televisiva “acd-tv.org”), além de ser o fundador e presidente do GAPEDE (Grupo de Apoio à Pessoa com deficiência). Ele integrou a seleção brasileira paralímpica de natação por 13 vezes, atendendo desde 1999 as convocações do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). Em sua jornada como atleta representou as cidades de Campinas, São Caetano do Sul, Indaiatuba e Valinhos. 

Sobre a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) – Entidade não governamental de Campinas, que busca através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social desde 2007. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *