De origem polonesa, a plataforma Saventic Care inicia suas operações no Brasil, com a proposta de trazer mais celeridade ao diagnóstico de doenças raras. Atualmente, a ciência sabe da existência de 7 mil doenças raras. Com uso de inteligência artificial e o suporte de especialistas da área médica, a Saventic Care estima rapidamente o diagnóstico e o consequente tratamento. A empresa, que também está na Alemanha, tem planos de se instalar no Canadá e Estados Unidos e planos de seguir ampliando a identificação de doenças raras com o uso de IA.
“Para a operação nos países onde a empresa atua, foram levantados US$ 3 milhões em investimento de fundos. Estamos preparando uma nova rodada de investimentos e estamos confiantes, visto que não temos competidores diretos devido a nossa proposta bastante inovadora”, pontua Henrique Malina, Country Manager da Saventic Care no Brasil e que possui mais de 20 anos de experiência em negócios internacionais.
“A Saventic desenvolve a tecnologia de inteligência artificial e conta com o apoio de médicos especialistas parceiros para diagnosticar pessoas que possam desenvolver doenças raras. É uma nova esperança para pessoas que, apesar dos esforços dos médicos, esperam meses ou anos por um diagnóstico. Todo paciente com suspeita de doença rara que busca ativamente um diagnóstico pode se beneficiar com as ferramentas do site da Saventic Care”, ressalta Malina.
Segundo ele, o principal diferencial da Saventic Care é a tecnologia, desenvolvida para que pacientes, famílias e todos os envolvidos sejam positivamente auxiliados desde o diagnóstico até o tratamento. Segundo Malina, a dinâmica da plataforma é simples. “O paciente ou responsável envia o máximo de dados de saúde possíveis a partir de um questionário online gratuito. Com base nestes dados, nossos algoritmos analisam se existe um maior ou menor risco de doenças raras. A partir disso, envolvemos médicos especialistas para analisar cada caso e tomar as medidas necessárias para que seja feito o diagnóstico, feito por empresas que elaboram os exames”.
Todo o processo leva no máximo 30 dias, sendo que o papel da Saventic Care consiste em avaliar o risco da doença, antes do diagnóstico. “Os algoritmos de inteligência artificial, usados com base nas informações fornecidas por pacientes, são capazes de determinar o risco de uma doença rara a partir do catálogo de doenças que nós possuímos”, conclui.
Os principais objetivos da empresa incluem acelerar o diagnóstico de pacientes para doenças raras, ajudar os pacientes a encontrar o especialista ou centro médico certo especializado no diagnóstico e tratamento de suspeita de doenças raras em pacientes e atuar no desenvolvimento de tecnologias inovadoras de apoio ao diagnóstico de doenças raras, incluindo algoritmos especialistas baseados em inteligência artificial.
Sobre a Saventic Care
A Saventic Care foi criada por iniciativa da Saventic Health – um grupo de especialistas que desenvolvem algoritmos de inteligência artificial auxiliando médicos no diagnóstico de doenças raras. A tecnologia oferecida pela Saventic Care surge como resposta à necessidade de pessoas com sintomas incômodos ou irregularidades nos resultados, que procuram a sua causa, mas continuam sem diagnóstico. A solução proposta pode nesta fase acelerar o diagnóstico de doenças raras específicas, mas num futuro próximo pretende agregar na plataforma com mais entidades de doença.