O projeto Histórias ilustradas estará em escolas públicas de três municípios do Estado de São Paulo: Diadema, Piracicaba e Ribeirão Pires. O objetivo é desenvolver as habilidades de leitura e escrita com alunos do Fundamental I, na faixa etária de 8 a 10 anos. A prática pedagógica do projeto resgata a magia de contar histórias por meio de cartas e ilustrações e escolheu como tema a diversidade e a inclusão.
Com estreia da primeira oficina pedagógica já agendada para amanhã em Ribeirão Pires, o projeto segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao mesmo tempo que promove uma reflexão sobre temas como racismo, bullying e inclusão de pessoas com deficiência.
O Histórias Ilustradas é um projeto educacional realizado pela Horizonte Educação e Comunicação, com patrocínio da Coop, por meio do programa de fomento paulista ProAC ICMS da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
A iniciativa é composta pelas etapas de Oficinas Pedagógicas realizadas com educadores das cidades envolvidas; Produção dos Alunos em sala de aula, junto de seus professores e com auxílio pedagógico para a elaboração de cartas e ilustrações sobre o tema do projeto; Escolha das Cartas e Ilustrações por comissão julgadora; Produção de um e-book de cada cidade e Publicação em livro e narrações. Todas as escolas participantes tem pelo menos um trabalho publicado no livro e recebem, gratuitamente, vários exemplares. Os alunos que têm seus textos publicados são convidados a narrar suas cartas. Os áudios, cartas e ilustrações serão publicadas também no site do projeto: http://historiasilustradas.com.br/
“A escrita e a leitura são competências essenciais para o desempenho pedagógicos dos jovens alunos que são o foco do Histórias Ilustradas. Trabalhando o gênero epistolar, em especial as cartas, com uma temática social muito importante que é a diversidade e inclusão, o projeto possibilita ainda que eles compartilhem conhecimento”, avalia Allan de Amorim, coordenador do projeto na Horizonte Educação e Comunicação.
“Faz parte dos princípios da Coop sempre apoiar projetos educacionais, sociais e esportivos que envolvam crianças e jovens e que proporcionem a eles novos conhecimentos e sólidos valores que possam ser levados para a vida adulta”, declara Luciana Benteo, responsável pela área de responsabilidade social.