O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) realiza em setembro o Seminário “Abertura do mês nacional de luta da pessoa com deficiência, em alusão ao dia 21 de Setembro”. A atividade terá a participação do ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que, após sua conferência, autografará os livros A “Reforma Trabalhista” e o Sistema de Cota de Emprego das Pessoas com Deficiência, Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência e Acidente do Trabalho e Responsabilidade Civil do Empregador.
AS INSCRIÇÕES DO PÚBLICO EXTERNO DEVEM SER REALIZADAS PELO EMAIL eventos@trt9.jus.br, INFORMANDO NOME COMPLETO E CPF
O Seminário será no dia 1º do setembro, das 14h às 18h, na sede do TRT-PR, em Curitiba. Especialistas sobre o tema e também pessoas com deficiência farão reflexões sobre seus estudos e experiências acerca da inclusão desse público no mercado de trabalho e na sociedade em geral.
O seminário é promovido pelo Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do TRT-PR, coordenado pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, com o apoio da Presidência e da Escola Judicial do TRT-PR.
O ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), falará sobre os impactos da reforma trabalhista no sistema de cotas de emprego. O jurista fará uma análise comparativa entre Brasil e Portugal à luz da convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência.
O juiz do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Luis Ricardo Catta Preta Silva Fulgoni, que é autista, abordará o tema ao lado da advogada e professora Elyse Michaele Bacila Batista de Matos, fundadora do Instituto ICO Project, centro de desenvolvimento especializado em adolescentes e crianças com algum tipo de atraso no desenvolvimento, como Transtorno de Espectro de Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Também participará a servidora do TRT-PR Fernanda de Almeida Santana, autista, ativista de direitos humanos e do Movimento de Pessoas com Deficiência, e secretária geral da Abraça – Associação Brasileira para Ação pelos Direitos das Pessoas Autistas.
Outro tema em pauta é a inclusão das pessoas com Síndrome de Down. Será um painel com a participação da jornalista Fernanda Bruni, ativista das causas das pessoas com Síndrome de Down e autismo e fundadora do Instituto Eu tenho Nome, das servidoras do TRT-PR Andréia Baltazar Dias e Ana Rosa Goslar e da trabalhadora terceirizada do TRT-PR Maria Gabriela Gimenez da Silva Mendonça, pessoa com Síndrome de Down.
O metalúrgico Carlos Clemente também proferirá palestra. Ele abordará a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Carlos Clemente é coordenador do Espaço Cidadania (Osasco-SP), uma rede que estimula o debate sobre políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades no trabalho.
Público-alvo
O seminário tem como público-alvo membros e servidores de tribunais e do Ministério Público, advogados, sindicatos, instituições sociais, professores, estudantes e qualquer cidadão interessado no tema.
Setembro
O dia 21 de setembro é a data em que se comemora, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi oficializada em 2005 pela Lei nº 11.133/2005. O dia 21 de setembro foi escolhido por ser quase primavera, simbolizando o nascimento e renovação desse movimento, suas reivindicações políticas de inclusão e pelo fim da exclusão social.
Programação
14h ABERTURA
PRESIDENTES DA MESA:
Ricardo Tadeu Marques da Fonseca – Desembargador do TRT9 e Coordenador do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão
Eduardo Milléo Baracat- Desembargador do TRT9 e Vice-Coordenador do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão
PAINEL I – Inclusão do Trabalhador com Síndrome de Down
14h15 O TRABALHO APOIADO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Andréia Baltazar Dias – Servidora do TRT9
14h30 PRATICANDO A INCLUSÃO
Ana Rosa Goslar – Servidora do TRT9 e Maria Gabriela Gimenez da Silva Mendonça –
Empregada terceirizada e pessoa com Síndrome de Down
14h40 EU TENHO NOME
Fernanda Bruni – Jornalista, fundadora do Instituto “Eu Tenho Nome” e conselheira do
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Curitiba)
PAINEL II – Inclusão do trabalhador com Autismo
15h INCLUSÃO DE PESSOAS AUTISTAS NO MERCADO DE TRABALHO
Fernanda de Almeida Santana – Servidora do TRT9 e pessoa autista
15h20 O AUTISMO COMO DEFICIÊNCIA
Luis Ricardo Catta Preta Silva Fulgoni – Juiz do TJPR e pessoa autista
15h40 OS DESAFIOS E CONQUISTAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E
ADOLESCENTES AUTISTAS
Elyse Michaele Bacila Batista de Matos – Advogada e fundadora do ICO Project para TEA e TDAH
16h INTERVALO
PAINEL III – Lançamento do Livro “Inclusão Já”
16h15 A NEGOCIAÇÃO COLETIVA EM PROL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Carlos Aparício Clemente – Coordenador do Espaço da Cidadania (em parceria com o
Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região)
PAINEL IV – PALESTRA DE ENCERRAMENTO E LANÇAMENTO DOS LIVROS
Temas e respectivas obras: “A ‘Reforma Trabalhista’ e o Sistema de Cotas de Emprego das Pessoas com Deficiência” e “Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência”
Cláudio Mascarenhas Brandão – Ministro do TST
17h45 Apresentação musical
Karina Alessandra Piotto, servidora do TRT9 e cantora.
João Guilherme de Castro, servidor do TRT9 e músico.
Após a apresentação musical, sessão de autógrafos do ministro Cláudio Mascarenhas Brandão, em seus livros:
• A “Reforma Trabalhista” e o Sistema de Cota de Emprego das Pessoas com Deficiência.
• Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência.
• Acidente do Trabalho e Responsabilidade Civil do Empregador.
Local: Plenário Pedro Ribeiro Tavares – Al. Dr. Carlos de Carvalho, 528 – Curitiba/PR
#paratodosverem
No topo da página, arte gráfica retangular, mais horizontal que vertical, com fundo branco e sinuosidades em verde e azul na margem esquerda. Na margem direita, duas pessoas, no formato tradicional de ícones, estão sentadas frente a frente. A da esquerda em uma poltrona e a da direita em cadeira de rodas.
Ao final da página, arte gráfica retangular, vertical, com fundo branco e, em marca d’água, as mesmas ilustrações da ilustração do topo, só que com as linhas à direita e os ícones à esquerda. Texto:
Abertura do Mês Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Fonte: https://www.trt9.jus.br/