- * Israel Alvares Lima
Muitas vezes, os aparelhos auditivos por si só não conseguem superar completamente os desafios impostos por ambientes ruidosos quando se trata de entender a fala. Em algumas situações, dependendo do nível de dificuldade individual, pode ser necessário o uso de acessórios ou a disponibilidade de sistemas de acessibilidade, como o sistema de aro magnético.
Para aparelhos auditivos ou implantes cocleares, a opção de Bobina Telefônica, Chave T, ou Bobina de Indução deve estar ativada.
Mas afinal, o que é o sistema de aro magnético e como funciona?
O sistema de Aro Magnético é uma tecnologia assistiva que utiliza a indução magnética para transmitir o som diretamente aos aparelhos auditivos (aparelhos de surdez, implantes cocleares).
No aparelho auditivo: essa funcionalidade está presente nos modelos que possuem a bobina de indução (bobina telefônica) e precisa ser ativada manualmente por meio de uma chave (chave T), botão ou pode ser ativada automaticamente, dependendo do modelo. É importante conversar com o fonoaudiólogo responsável para ativar esse recurso.
No ambiente:
Para utilizar a bobina telefônica, é necessário que o ambiente possua uma fonte sonora (microfone) e um sistema de aro magnético instalado em uma área específica. A bobina presente no aparelho auditivo funciona em conjunto com o sistema de aro magnético instalado no ambiente. O som é captado, convertido e transmitido diretamente para o aparelho auditivo por meio de um campo magnético. O aro magnético é conectado a uma fonte de som, como um microfone, e cria um campo eletromagnético que converte a fonte de som em um sinal para a bobina do aparelho auditivo. O usuário do aparelho auditivo ouve apenas o som emitido pela fonte, reduzindo ou até mesmo eliminando o ruído de fundo do ambiente.
Tecnologia no Brasil e no mundo:
Apesar de pouco difundido no Brasil, o sistema de aro magnético é um recurso disponível em aparelhos auditivos há mais de 50 anos e é muito comum em locais públicos nos Estados Unidos e Europa. Precisamos buscar políticas que promovam a disponibilidade dessa tecnologia.
O CNJ, com a Resolução Nº 401 de 16/06/2021, define a importância das questões de acessibilidade.
O TRT-19 em Maceió, AL está desenvolvendo internamente um projeto relacionado ao aro magnético, mostrando que a ideia está ganhando força.
https://www.instagram.com/p/CuU-eSFpZgi/?hl=pt-br
- * Israel Alvares Lima
- iStrategia/Som para todos
- https://www.instagram.com/somparatodxs
Israel Alvares Lima é um empreendedor brasileiro, graduado em Música Popular pela Faculdade de Artes do Paraná, atua no setor de comércio exterior e vendas públicas há 12 anos. Em 2015, Israel foi responsável por trazer ao Brasil a tecnologia de aro magnético, um sistema de amplificação de som que melhora significativamente a audição de pessoas com perda auditiva, especialmente em ambientes ruidosos. Ele importou os primeiros equipamentos da empresa sueca Univox by Bo Edin, que foram instalados com sucesso na Câmara dos Deputados em Brasília, DF.
Confira a entrevista no Canal do Diário PcD
Tudo em Libras, com Ana Paula Navarrete