A Segunda-Secretaria da Mesa Diretora divulgou a lista dos agraciados com o Prêmio Brasil Mais Inclusão de 2023. O prêmio é uma homenagem anual a empresas, entes federados (União, estados e municípios), entidades ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência.
Os dez agraciados são contemplados com diplomas de menção honrosa. Metade da premiação é dedicada a personalidades e entes federados, que concorrem na categoria “Mérito Darci Barbosa”. A outra metade é dedicada a empresas, ONGs e entidades, que concorrem na categoria “Mérito João Ribas”.
Os agraciados deste ano são os seguintes:
Mérito Darci Barbosa
– Benjamin Pessoa Vale (PI)
– Michelle Bolsonaro (DF)
– Rejane Ribeiro Sousa Dias (PI)
– Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (RJ)
– Walter da Rocha Tosta – in memorian (MG)
Mérito João Ribas
– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Apucarana – Apae (PR)
– Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação – Associação Reabilitar (PI)
– Associação Vida Ativa São José – Avasj (SC)
– Paraesporte (RJ)
– Valorização Individual do Deficiente Anônimo – Vida (BA)
A escolha dos premiados foi feita por integrantes da Mesa Diretora, titulares da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados.
A premiação faz parte das ações da Casa para promover a inclusão da pessoa com deficiência. Em 2015, foi aprovada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência. Também foram criadas a Comissão Permanente sobre Direitos da Pessoas com Deficiência e a Coordenação de Acessibilidade, esta última com a finalidade de fomentar a acessibilidade no País.
Entrega do prêmio
A solenidade de premiação está marcada para 20 de setembro, às 16h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A data coincide com a semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).
Mais informações estão disponíveis na página da Segunda-Secretaria.
Fonte: Agência Câmara de Notícias