Há quatro anos, a AACD inovou em seu modelo de atuação para levar o seu padrão de excelência e expertise a instituições de diversas partes do Brasil, beneficiando mais pessoas com deficiência física que precisam e merecem um tratamento de ponta. Dessa maneira, a Cooperação Técnica já possibilitou mais de 500 mil atendimentos em entidades parceiras localizadas na Bahia, São Paulo e Minas Gerais. Agora, uma nova instituição passa a fazer parte desse rol de parcerias: a Associação Norte Paranaense de Reabilitação, de Maringá (PR).
A iniciativa inclui treinamento à equipe parceira, realizado constantemente e que abrange tanto o conhecimento em reabilitação física quanto os preceitos do atendimento humanizado, e acompanhamento periódico com auditorias e visitas para supervisão. Hoje, as seguintes instituições são cooperadas técnicas da AACD: Centro de Reabilitação Nice Aguiar da Santa Casa de Jequié (BA); Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), de Salvador (BA); Associação de Reabilitação da Criança Deficiente (ARCD), de São José do Rio Preto (SP); Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP) (MG); e Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR), de Maringá (PR).
“A missão da AACD é dar qualidade de vida e oportunidades às pessoas com deficiência física. Por isso, hoje, além das nossas unidades próprias, investimos na Cooperação Técnica, pois é uma forma eficiente de levar reabilitação de ponta a quem mais precisa em entidades que já têm a estrutura necessária para prestar esse atendimento”, diz a Dra. Alice Rosa Ramos, Superintendente de Práticas Assistenciais da AACD.
A realização da Cooperação Técnica consiste em horas dedicadas de treinamento teórico e prático em formato presencial e/ou on-line, além de reuniões mensais, visitas de acompanhamento e auditorias. O foco é o conhecimento em reabilitação e atendimento humanizado. Ao todo, mais de 125 profissionais já foram capacitados.
Todas as instituições parceiras contam com o selo de Cooperação Técnica, o que permite aos pacientes terem a certeza de que estão sendo atendidos com o padrão de excelência e qualidade da AACD. Para saber como se tornar um parceiro, acesse o Link https://aacd.org.br/cooperacao-tecnica
Quem é a ANPR?
A Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR), que agora integra a Cooperação Técnica da AACD, completa 60 anos de atuação em 2023. Hoje, três pilares guiam a atuação da entidade: educação, centro de reabilitação e oficina ortopédica.
O Centro Integrado Regional de Reabilitação da entidade está ativo desde 2002 e é fruto da parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio dele, são oferecidos serviços de reabilitação com atuação de fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e médicos.
Há ainda a Oficina Ortopédica que conta com fornecimento de órteses, próteses e outros produtos ortopédicos para o público atendido pela ANPR. Juntos, o Centro e a Oficina realizam cerca de 50 mil atendimentos, anualmente.
Quanto ao projeto educacional da instituição, desde 2014 a entidade é mantenedora da Escola de Educação Básica na Modalidade Especial, que atende 262 alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos.
Imagem/Crédito: Na foto, estão presentes Osvaldo Ferreira, da Coroaves; Luiz Lourenço, da Cocamar; Ademir Braga, presidente da ANPR; Dra. Alice Rosa Ramos, superintendente de Práticas Assistenciais da AACD; e Edson Scabora, vice-prefeito de Maringá.