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Sesc Digital lança curso de Libras em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Sesc Digital lança curso de Libras em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Sesc Digital lança, no dia 21 de setembro (Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência), o curso online “Libras – Descobrindo a Língua de Sinais”, com inscrições totalmente gratuitas. A iniciativa ocorre em um mês simbólico que celebra também o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/9) e o Dia Nacional dos Surdos (26/9). O curso busca oferecer um primeiro contato com o estudo da Libras, a fim de ampliar a compreensão sobre a comunidade surda, sua cultura e sua língua. Em seis videoaulas, a formação se propõe a despertar nos inscritos um interesse genuíno, promovendo empatia e incentivando a continuidade no aprendizado, já que o foco não é a fluência imediata. 

A apresentação é realizada pelo professor e ator Fábio de Sá e pela professora e atriz Nayara Silva, ambos com vasta experiência no ensino da Libras, como segunda língua para ouvintes. 

O conteúdo traz exemplos e cenários práticos, abordando ambientes como comércio, atendimento de saúde e interações sociais, destacando a relevância da comunicação em Libras no cotidiano. Tudo a partir de uma introdução ao tema, revisão de vocabulário, histórias de referências na comunidade surda e orientações sobre condutas adequadas e inadequadas em algumas situações do dia a dia. Além disso, explora manifestações artísticas da comunidade surda e incentiva reflexões sobre capacitismo, diversidade e direitos das pessoas surdas. 

Foi estruturado de maneira totalmente visual e acessível, sendo apresentado na língua brasileira de sinais com legendas e tradução direta da Libras para a Língua Portuguesa. Por isso, é uma excelente opção para quem busca uma primeira experiência com a língua, ou deseja se aprofundar ainda mais. Os alunos poderão rever as aulas quantas vezes acharem necessário para treinar os sinais em sua casa com seus amigos e familiares, ou até mesmo sozinhos em frente ao espelho. Além das videoaulas, o EAD disponibiliza material de apoio em PDF, com QR Codes e links que dão acesso aos sinais.

As aulas estão divididas em seis módulos: Primeiros contatos da pessoa ouvinte com a pessoa surda; como pedir e dar informações; alimentação; saúde; diversidades e preconceito; cultura, arte, performance e poesia. Cada aula tem duração de aproximadamente 15 a 20 minutos.

A Aula 1 introduz o conceito de “deafhood” ou surdidade, criado pelo pesquisador Paddy Ladd, abordando a identidade surda, reconhecendo-a em questões de comunidade, cultura, história e língua. O conteúdo também orienta sobre quais abordagens são adequadas com as pessoas surdas, o uso do contato visual, a comunicação para quem não tem o domínio da Libras e o vocabulário básico para interação. A Aula 2 enfatiza a importância de ensinar Libras desde a infância a pessoas surdas, uma prática que foi negligenciada em um passado ainda recente. Além disso, são apresentadas as expressões faciais na sinalização, responsáveis por acrescentar intenção à comunicação, e se destaca a necessidade de que todos tenham algum conhecimento de Libras, especialmente em setores de comércio, serviços e saúde.

A Aula 3 aborda o vocabulário relacionado à alimentação por meio de uma narrativa envolvente. O material destaca o empreendedorismo na comunidade surda e introduz os “classificadores” na Libras, essenciais para caracterizar palavras sinalizadas. A Aula 4 se concentra em saúde, sublinhando a empatia no atendimento a pacientes surdos. A importância do conhecimento de Libras por profissionais de saúde é enfatizada, juntamente com os direitos dos pacientes surdos e a luta contra o capacitismo. A Aula 5 discute a intersecção entre surdez e outras identidades, como raça e sexualidade, destacando os múltiplos desafios enfrentados por indivíduos surdos que também sofrem outras opressões. A discussão gira em torno do capacitismo e formas sutis de discriminação. Finalmente, a Aula 6 explora o “visual vernacular”, uma forma de expressão poética da comunidade surda, e a necessidade de mais inclusão de artistas surdos nos espaços culturais e artísticos brasileiros.

Conheça os instrutores: 

Nayara Rodrigues – Conhecida como Nayuda 

Arte-educadora, poeta surda e consultora de tradução de Libras. Participou como MC do Slam do Corpo e de outros saraus e batalhas de poesia como slammer. Mulher, mãe, negra, performer, co-fundadora do grupo RamariaS e contadora de histórias no grupo êBA! Atriz, intérprete e performer nos shows da cantora Amanda Mitzz. Graduanda do curso de Letras-Libras na UFSC. 

Fábio de Sá 

Poeta surdo, artista de Visual Vernacular, ator, narrador, Mestre de Cerimônia, consultor de Libras  (tradução e Cena teatro) e professor. Desenvolve pesquisa poética em Libras a partir do conceito  Visual Vernacular, de que já fez apresentações e ministrou cursos no Brasil e no exterior. Como  consultor e professor, atuou e atua na PUC-SP, na TVCES, no Senac, no Sesc e em outras instituições educacionais e culturais. 

Fábio tem graduação no curso de Letras Libras – UFSC (2010) e pós-graduação em Gestão Cultural  Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas pelo  Instituto Singularidades, em parceria com o Itaú Cultural (2022). 

Karla e Kátia Fiorante

Sócias-fundadoras da empresa K&K Libras, há 15 anos atuando no mercado e atendendo várias empresas de médio e grande porte como tradutoras/intérpretes de Libras. As irmãs Karla e Kátia convivem com a comunidade surda há aproximadamente 30 anos e realizam traduções e interpretações em várias esferas.  

SERVIÇO:

Lançamento: EAD Libras – Descobrindo a Língua de Sinais

Local: clique aqui

https://ead.sesc.digital/cursos/course-v1:sescsaopaulo+c017+2023_libras/sobre

Inscrições já estão abertas 

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