A cada ano, no mundo, um milhão de recém-nascidos sofre asfixia perinatal ao nascer. No Brasil são mais de 20 mil bebês. Conscientizar a sociedade sobre a prevenção e as consequências da asfixia perinatal, terceira causa de morte de bebês recém-nascidos no mundo, é o objetivo da campanha Setembro Verde Esperança, do Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros.
Reduzir a zero o número de pessoas com sequelas neurológicas evitáveis é a missão do Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros. Na área de neurologia neonatal há uma série de doenças que tratadas de forma imediata e eficiente podem evitar sequelas permanentes.
Para dar visibilidade à causa, pontos icônicos, como Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Teatro Amazonas, em Manaus, FIESP, na capital paulista, Congresso Nacional, em Brasília, e algumas instituições de saúde ganharão iluminação verde ao longo do mês. #EuRespiroaVida.
Sobre o Instituto
O Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros é uma entidade sem fins lucrativos, criado por profissionais da área da saúde que objetivam disseminar estratégias para prevenção de sequelas neurológicas em bebês.
MANIFESTO – Instituto Protegendo Cérebros, Salvando Futuros
A espera de um bebê é coberta por planos, questionamentos, amor, emoções e momentos únicos que são impossíveis de descrever.
Nas mães, o instinto de nidificação aflora e ganha espaço.
Na mente, os pais imaginam e idealizam o pequeno ou pequena em seus braços.
E, então, a hora de ouro chega, e começa a mágica e a contagem regressiva para conhecer esse pequeno ser vivo.
Em um estalar de dedos, o bebê recebe o oxigênio em seus pulmões, começa ali os seus primeiros suspiros, e em alguns instantes, o calor da mãe e do recém-nascido se encontram.
Ao reconhecer as batidas do coração da mãe e sentir a segurança transmitida, o bebê se sente calmo, estabilizando seus batimentos cardíacos e, com a mãe, vai aprendendo uma das mágicas da vida: a respiração.
https://institutosalvandofuturos.org/