No próximo domingo, 24, a partir das 15h30 a equipe do Diário PcD entra em campo novamente para a segunda transmissão com toda Acessibilidade e Inclusão de uma partida de futebol.
A estreia aconteceu na primeira partida da final da Copa do Brasil, que aconteceu no Maracanã, e o São Paulo venceu por 1 a 0, com gol de Calleri aos 46 minutos do primeiro tempo. Neste domingo, a final é no Morumbi e o tricolor paulista leva a vantagem de jogar pelo empate para erguer o título.
O Diário PcD coloca novamente em suas redes sociais uma transmissão pioneira, com toda Acessibilidade. Intérpretes de libras ficam por quase 3 (três) ininterruptas acompanhando a transmissão, enquanto a audiodescrição é feita para que as pessoas com deficiência visual, baixa visão e monoculares tenham Acessibilidade a partida.
O Diário PcD – www.diariopcd.com.br é um grupo de mídias sociais com produção de conteúdos específicos sobre e para pessoas com deficiência que tem quase 2 milhões de visualizações no canal no YouTube.
A transmissão terá a locução esportiva de André Rei, a voz forte do rádio brasileiro.
A direção técnica é de Rollan Paiva, José Carlos Barbosa e Ezequiel Dobrovsky.
Ana Paula Navarrete e Leandro Zíngaro serão os intérpretes de libras para a grande final, com * audiodescrição do jornalista Abrão Dib. Algumas transmissões já foram realizadas em partidas oficiais de futebol, mas utilizaram intérpretes através de IA – Inteligência Artificial.
O jornalista Guilherme Kalel, com deficiência visual e editor do www.informe365.com.br vai compartilhar as principais dúvidas durante uma partida de futebol para quem tem essa deficiência. Dieguinho Fla, do Canal Flamengo Nouvel – também com deficiência visual, participa diretamente do estúdio no Rio de Janeiro. Ele esteve no Maracanã na primeira partida e trouxe os detalhes do confronto que teve a vitória dos paulistas.
O Diário PcD mantém a novidade durante a transmissão com a presença de torcedores com deficiência física como comentaristas. O Diário PcD convidou a advogada Claudia Araújo (flamenguista) e Raphael Pinho (são-paulino) para acompanhar a transmissão e comentar os lances do confronto final.
Torcedores de outros times do Rio de Janeiro também participam: Geraldo Nogueira (vascaíno), André Naves (palmeirense), Fábio Azevedo (santista) e Marcos Antônio (corinthiano) participam com os comentários sobre a final.
A proposta é trazer a competitividade do futebol para uma transmissão com toda Acessibilidade.
As transmissões permanecerão no canal do Diário PcD no YouTube para que – talvez, outros canais de comunicação possam refletir sobre como oferecer o esporte com Acessibilidade para todas as pessoas com deficiência.
Outro reencontro que acontece no domingo será entre Rôsangela Barbosa, da Sou Tricolor Autista e Marcos Felipe Leal, membro da Autistas Rubro-Negros. Eles comentam a partida e torcem pelos times finalistas.
A emoção está garantida. E a emoção para todas as pessoas com deficiência, com Acessibilidade e Inclusão.
A final da Copa do Brasil no Diário PcD tem o apoio de:
Alta VW – Conheça o novo POLO SENSE com descontos e isenções por R$ 87 mil reais – confira as cortes disponíveis. A equipe da Alta está à sua disposição nas lojas em Santana, Ricardo Jafer e Vergueiro na Capital paulista. Fale com a equipe do Klause: Rodrigo Pontes, Junot, Marcos, Simone e Rafael. Vendas Corporativas PcD – Agende seu Best Drive pelo WhatsApp (11) 9.4897-0010 – www.altavw.com.br
Move Soluções em Mobilidade – Vista-se de Você! As melhores marcas nacionais e importadas de produtos de Mobilidade – Entrega em todo Brasil. Linhas de Créditos. Entre em contato agora! WhatsApp (11) 9 9274-7474 – www.somosmove.com.br
A transmissão começa às 15h30 no Canal do YouTube
https://youtube.com/@DiarioPcD?si=z6p_z1DE0YsZQsde
- Audiodescrição é um recurso fundamental para que pessoas cegas ou com baixa visão possam compreender conteúdos audiovisuais, como filmes e eventos.