fbpx
  • sáb. nov 23rd, 2024

Torcedor da Surdos Tricolores morre após final da Copa do Brasil

Torcedor da Surdos Tricolores morre após final da Copa do Brasil

A morte de Rafael Garcia, morador de Itapevi, na Grande São Paulo, que integrava o grupo Surdos Tricolores, após a vitória do São Paulo na final da Copa do Brasil, traz muita tristeza entre o segmento da pessoa com deficiência, no dia que antecede o Dia Nacional dos Surdos.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o são-paulino de 32 anos, foi encontrado após o jogo, na praça Roberto Gomes Pedrosa, próximo ao estádio e caído com um ferimento na cabeça. Ele foi socorrido, mas não resistiu. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa

A comemoração da conquista do São Paulo foi marcada por confusão. Imagens mostraram que torcedores entraram em conflito com a Polícia Militar, que chegou a usar bombas de efeito moral e jatos de água na praça Roberto Gomes Pedrosa.

De acordo com a Corporação, quatro policiais militares também ficaram feridos durante a confusão e um torcedor foi detido. Imagens mostram que a Tropa de Choque da Polícia Militar usou bombas de efeito moral na dispersão. Segundo a PM, os torcedores haviam derrubado um tapume de isolamento.

A Secretaria de Segurança Pública divulgou uma nota sobre a morte do torcedor.

A Polícia Civil investiga a morte de um homem de 32 anos ocorrida na tarde deste domingo (24), no bairro Morumbi, região sul da capital. Policiais militares continham um tumulto após o fim da partida no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, e após controlarem os torcedores encontraram a vítima caída com um ferimento na cabeça. Ela foi socorrida ao Pronto Socorro Campo Limpo, mas não resistiu. Foram requisitados exames necroscópicos ao IML. O caso foi registrado como promover tumulto e homicídio na Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva – DRADE. As investigações seguem pelo DHPP que atua para esclarecer todas as circunstâncias relativas aos fatos.

Pelas redes sociais, a Torcida Independente Oficial divulgou um comunicado sobre o falecimento de Rafael:

“A Torcida Independente lamenta a morte de Rafael Garcia, 32 anos, vitimado após o final da partida decisiva do título da Copa Do Brasil. Rafael pertencia aos quadros de Surdos e Mudos da Independente. Não sabemos o que ocorreu e aguardamos o total conhecimento dos fatos, para as devidas responsabilizações. Lemos muitos relatos, durante o dia de hoje, de pais assustados com seus filhos, devido à forma de repressão ocorrida. Mulheres também, no meio de cavalaria e bombas de gás. Seguimos todos os protocolos determinados com as autoridades de segurança. Tudo transcorreu de forma pacífica e ordeira. Desde o perímetro de conferência dos ingressos à festa dentro de campo. Todos os procedimentos estabelecidos nas reuniões no Batalhão de Choque foram cumpridos. Reforçamos: aguardamos a apuração deste triste episódio que vitimou mais um torcedor. A Torcida Independente tem sido referência em ações de conscientização sobre paz nos estádios, ações sociais e empreitadas em prol da sociedade. Principalmente, os mais humildes. Em nenhum momento, partiu da Independente alguma ideia para concentração popular, fora de área de perímetro. Inclusive, na data do jogo, divulgamos nota oficial para que torcedores sem ingresso, não fossem ao Morumbi. Só não podemos aceitar responsabilizações do que não fizemos. Se algum integrante da nossa entidade estiver envolvido em alguma prática que resultou nessa fatalidade, será expulso dos nossos quadros. Porém, nesse momento, só expressamos o nosso pesar e condolências à família do Rafael”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *