fbpx
  • sex. set 20th, 2024

FENEIS disponibiliza cartilha Dia Nacional dos Surdos

ByJornalismo Diário PcD

set 26, 2023
FENEIS disponibiliza cartilha Dia Nacional dos Surdos

Estatísticas apontam que pelo menos 10 milhões de pessoas sofrem de algum grau de surdez no Brasil — leve, moderado, severo ou profundo.

E o calendário nacional reservou o dia 26 de setembro para o Dia Nacional do Surdo – escolhida para celebrar todas as conquistas e avanços da comunidade surda aqui no Brasil. Essa data é oficial no calendário do país, desde 2008, quando foi aprovada a lei nº 11.796, que institui o Dia Nacional do Surdo.

No Brasil, a Lei nº 10.436/2.002 foi um marco importante para a comunidade surda brasileira, ao reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinar o apoio na sua difusão e uso pelo poder público.

Importância da FENEIS

A Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, fundada em 16 de maio de 1987, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por finalidade a defesa de políticas linguísticas, educação, cultura, emprego, saúde e assistência social, em favor da comunidade surda brasileira, bem como a defesa de seus direitos. É filiada à Federação Mundial dos Surdos, conta com uma rede de seis Administrações Regionais, e, face à importância, suas atividades foram reconhecidas como de utilidade pública federal, estadual e municipal.


Uma de suas principais bandeiras é reconhecimento da cultura surda, através da propagação da Língua de Sinais, especialmente através de sua inserção no mercado de trabalho. Da mesma forma, busca a colocação dos trabalhadores surdos em cargos de maior prestígio e destaque junto à sociedade, através da evidenciação das competências desses profissionais, com programas de integração do surdo ao mercado de trabalho, propiciando-os dignidade e o exercício pleno da sua cidadania.

A entidade desenvolve ações de educação informal e permanente, com intuito de valorizar o ser humano e estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir, sem envolver-se em questões político-partidário.

A FENEIS (www.feneis.org.br) oferece, também, atividades de ação social, programas de saúde, de educação e cultural, além de programas especiais para crianças e terceira idade, dentre outros. Ao longo dos anos, a Feneis inovou ao introduzir novos modelos de ação na comunidade surda brasileira, e sublinhou ao longo dos anos a educação como pressuposto para a transformação social. Contudo, isso não significa apenas oferecer uma grande diversidade de eventos, mas, efetivamente, contribuir para experiências mais duradouras e significativas.


São atendidos pela Feneis: surdos, pessoas com perda auditiva, professores de Libras, pesquisadores, familiares de surdos, instituições, organizações governamentais e não-governamentais, profissionais da área, dentre outros. Aliás, suas diferentes manifestações sempre se destinam a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais, sem distinção e sem discriminação.

A missão da instituição é “produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para a qualidade de vida os surdos, bem como assegurar a cidadania, de forma humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da sociedade. Ser referência de instituição que promove a defesa de políticas em educação, cultura, saúde, assistência social, emprego, prestação de serviços para a comunidade surda; consolidando e ampliando a fomentação da Língua Brasileira de Sinais – Libras”.

“O Ser Surdo como nosso maior patrimônio. A cidadania como compromisso social. A Inclusão como respeito à diversidade. A responsabilidade social como meta permanente. O trabalho em equipe como prática constante. A ética como postura”

A instituição disponibiliza gratuita a Cartilha – Dia Nacional dos Surdos –

https://pt.slideshare.net/19561956/cartilha-dia-nacional-dos-surdos

SETEMBRO AZUL

A campanha Setembro Azul foi criada para dar visibilidade à comunidade surda brasileira e conscientizar a sociedade sobre a importância da integração e do respeito a essas diferenças. A lei 10.436, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão no país foi aprovada pelo Congresso há 20 anos. A medida abriu espaço para o trabalho de intérpretes nas transmissões de programas de TV, vídeos na internet, principalmente em veículos públicos de comunicação. Apesar dessas iniciativas, o sistema educacional brasileiro ainda tem sérios problemas quando se trata de incluir surdos nos currículos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *