A International Meal Company, uma das maiores empresas de serviços de alimentação, que no Brasil opera marcas como KFC, Pizza Hut, Frango Assado, Viena, Batata Inglesa e Brunella, acaba de lançar o seu primeiro programa Jovem Aprendiz voltado exclusivamente para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial. A iniciativa conta atualmente com 86 vagas, sem limite de faixa etária.
As oportunidades são para regime presencial nas mais de 280 lojas do grupo com unidades em várias cidades do país. Os interessados precisam obrigatoriamente estar frequentando o ensino fundamental ou médio – caso ainda não tenham atingido a maioridade, e as inscrições podem ser feitas por meio do Link.
https://imc.gupy.io/jobs/5504462
Para viabilizar a iniciativa, a IMC conta com o suporte e a parceria da associação Ser Especial, que há mais de 20 anos apoia e realiza processos de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. As etapas do processo envolvem recrutamento, seleção, treinamento pré-admissão, acompanhamento na contratação e capacitação teórica uma vez por semana durante o período de atuação na empresa.
Segundo a Diretora de Recursos Humanos da IMC, Fernanda Fernandes, este formato do programa possui diferenciais valiosos, como análise ocupacional prévia e preparação do ambiente para receber estes novos profissionais. “O objetivo do programa é incluir novos aprendizes e acolher a cada um deles conforme as suas especificidades, por isso temos mapeado as tarefas que mais se enquadram aos participantes do projeto de modo a garantir sua segurança e inclusão de fato na companhia. Queremos investir na capacitação e acompanhar o dia a dia, agregando à vida desses profissionais”, destaca.
Fernandes reforça ainda que a ação marca mais um importante passo da companhia em direção à sua jornada de diversidade e inclusão. “A parceria que firmamos com a Ser Especial para dar suporte à contratação de profissionais com deficiência chega para validar um traço muito marcante da nossa cultura, que preza por profissionais com vivências cada vez mais plurais”, afirma.
Estratégia de longo prazo
Com foco na efetivação dos futuros aprendizes, a iniciativa da IMC tem o objetivo não apenas de criar uma jornada de dois anos, que é o máximo permitido para o programa Jovem Aprendiz, mas também desenvolver uma carreira sólida para PcD. “A proposta é que os novos aprendizes trabalhem nas lojas ou no escritório e que, após dois anos, sejam efetivados por já conhecer a dinâmica do trabalho. Isso, claro, sempre com nosso suporte e acompanhamento da Ser Especial”, explica a diretora da companhia.