O Ministério da Saúde anunciou pela primeira vez a inclusão do tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência (PNSPD).
A nova política destinou mais de R$ 540 milhões para fortalecer a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, com um aporte de 20% direcionado ao cuidado das pessoas autistas. Os Centros Especializados em Reabilitação (CER) habilitados na modalidade intelectual, que já desempenham um atendimento às pessoas com TEA, receberão esse adicional mensal para intensificar os cuidados com autistas.
O Instituto Jô Clemente (IJC), é referência nacional no tratamento e diagnóstico de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras. O porta-voz do instituto está disponível para comentar os impactos dessa política para as pessoas com TEA.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.