As políticas públicas direcionadas às pessoas com deficiência, como a Lei de Cotas e parcerias com empresas privadas, são fundamentais para garantir a autonomia e a inclusão no mercado de trabalho. Atento a isso, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), estará presente na 18ª Reatech, Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, para abordar a inclusão profissional de pessoas com deficiência.
A sessão plenária “Debate sobre políticas governamentais de inclusão no mercado de trabalho e sua aplicação de forma prática nas organizações” contará com a participação de Flávio Gonzalez, coordenador de Inclusão Social do IJC. Ele discutirá o tema com Renato Pachedo, cônsul-geral da Suécia em São Paulo, e João Batista, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Sorocaba, em um bate-papo moderado por Marcelo Pires, CEO da Consolidar.
“O acesso ao emprego é um direito fundamental, que contribui para que pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) conquistem independência. Infelizmente, ainda enfrentamos desafios em um país permeado pelo preconceito e capacitismo. No entanto, ao fornecer o suporte necessário – com adaptações nos processos, na rotina ou na infraestrutura -, é possível que muitas pessoas com deficiência e autismo desempenhem funções produtivas e, assim, sejam integradas ao mercado de trabalho”, avalia Flávio Gonzalez, coordenador de Inclusão Social do IJC.
Para promover a independência por meio da qualificação e acesso ao mercado de trabalho, o IJC oferece desde a década de 70 o serviço de Inclusão Profissional. Em 2013, o Instituto passou a utilizar a metodologia do Emprego Apoiado (Supported Employment, em inglês) como tecnologia assistiva. Desde a sua criação, o serviço oferecido pelo IJC já permitiu a inclusão de mais de 4.000 pessoas com deficiência em mais de 50 empresas e órgãos públicos, contribuindo indiretamente com a renda de mais de 6.000 famílias.
Mais informações:
Sessão plenária: Debate sobre Políticas Governamentais de Inclusão no Mercado de Trabalho e sua aplicação de forma prática nas organizações
Onde: 18ª Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Data: 04 de outubro de 2023
Horário: 14h
Local: São Paulo Expo: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda – São Paulo – SP