A partir da terceira idade, algumas doenças passam a ter o risco aumentado devido aos fatores relacionados ao envelhecimento, como a atrofia cerebral. Uma dessas doenças é a hidrocefalia de pressão normal, que nada mais é que uma condição clínica caracterizada pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no cérebro. Apesar desse líquido naturalmente envolver o cérebro e a medula espinhal, sua concentração no cérebro pode causar sintomas como perda da função cognitiva, dificuldade para andar e desorientação.
Segundo a Dra. Vanessa Milanese, Diretora de Comunicação da SBN, este líquido, que está em constante circulação nos ventrículos do cérebro, desempenha muitas funções fundamentais: “Ele a age como ‘amortecedor de choque’ para o cérebro e a medula espinhal, atua como meio de levar nutrientes ao cérebro e remover resíduos, e por fim, flui entre o crânio e a coluna para regular mudanças de pressão”, comenta a especialista.
No entanto, vale destacar que existem vários tipos da doença que levam a esse acúmulo do LCR nas cavidades cerebrais. Embora seja mais comum em recém-nascidos, a hidrocefalia pode acometer qualquer pessoa, principalmente idosos entre 60 e 70 anos.
Os principais sintomas
Os sintomas se assemelham com os outras doenças que apresentam alteração cognitiva, mas, diferentemente do que acontece nos casos envolvendo as crianças, a hidrocefalia que afeta os idosos não provoca aumento da pressão intracraniana, mas vem acompanhada de sintomas como: perda de memória, dor de cabeça, perda de equilíbrio, problema na marcha, convulsões, visão turva ou dupla e incontinência urinária. “Algumas pessoas podem confundir os sintomas como sendo inerentes do idoso, mas vale uma consulta ao médico especialista quando surgem esses sintomas para descartar a possibilidade deste diagnóstico”, explica a neurocirurgiã.
Diagnóstico e tratamento
Quando existe a suspeita de hidrocefalia de pressão normal, o neurocirurgião faz a revisão e análise do histórico do paciente, solicita exame neurológico completo e realização de exame por imagem, quer seja tomografia ou uma ressonância do cérebro, para confirmar o diagnóstico e avaliar as melhores opções de tratamento.
Se confirmada, essa doença pode ser reversível com a colocação do restabelecimento do fluxo liquórico através de uma cirurgia feita por um neurocirurgião. “Como a hidrocefalia é uma condição contínua, é necessário acompanhamento médico a longo prazo para que a função neurológica seja avaliada constantemente. Se algum problema persistir, será necessária nova avaliação, pois muito da recuperação depende da capacidade de recuperação do cérebro do paciente”, finaliza a especialista.
Por fim, vale destacar que a melhor forma dos pacientes que possuem hidrocefalia de pressão normal obterem mais qualidade de vida é procurar um médico logo no início dos sintomas citados acima.
SOBRE A SOCIEDADE
Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – A SBN é uma associação de médicos que exercem a especialidade de Neurocirurgia no Brasil. Fundada há 65 anos, em 1957, tem aproximadamente 2500 sócios, sendo uma das maiores do mundo na especialidade. Sua missão é garantir o progresso da Neurocirurgia, por meio do incentivo ao aprimoramento da formação do neurocirurgião brasileiro, do monitoramento da prática profissional e da representação dos interesses dos neurocirurgiões. Mantém atividades regulares e ininterruptas no treinamento, ensino e formação do médico especialista em Neurocirurgia, seguindo protocolos e padrões que a colocam entre as melhores do mundo, conforme reconhece a WFNS – World Federation of Neurosurgical Societies. Site: portalsbn.org / Instagram sbn.neurocirurgia