O Mercado Livre e a Prefeitura de Jundiaí, interior de SP, lançaram uma ação conjunta para fomentar a inclusão social e laboral de Pessoas com Deficiência (PCDs) e profissionais com mais de 40 anos.
O “Redes para o Futuro” tem por objetivo reinserir esses profissionais no mercado de trabalho por meio de um programa de capacitação com duração de 200 horas. Os participantes serão contratados pelo Mercado Livre já a partir do primeiro dia de formação, com alocação garantida em suas respectivas funções ao término do curso. A previsão de início das atividades é para 2 de outubro de 2023.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Domicílios Contínua (PNAD) 2022, o índice de participação de PCDs no mercado de trabalho foi de apenas 29,2% em comparação com 66,4% entre as pessoas sem deficiência. Essa desigualdade também é registrada entre a parcela que possui ensino superior, sendo que a taxa de participação no mercado de trabalho para esse grupo ficou em 54,7% para as pessoas com deficiência contra 84,2% entre as sem deficiência.
“A parceria de nossa gestão com o setor privado, por meio do Mercado Livre, tem por objetivo alavancar o desenvolvimento da população a partir da geração de emprego e do investimento nesta parcela mais vulnerável de nossos munícipes”, explica o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
Para o defensor público André Naves, especialista em Direitos Humanos, Seguridade Social e Inclusão Social, esse tipo de parceria é fundamental. “Esse projeto foca, antes do início do trabalho, em um programa de capacitação que desenvolve habilidades socioemocionais e outras necessárias para o desempenho em logística, visando concretizar a dignidade e a emancipação das pessoas por meio da educação, do emprego e da renda”.
A seleção dos candidatos já está em andamento, com base em cadastros previamente realizados no “Jundiaí Empreendedora” e em colaboração com a equipe da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). O curso será ministrado de forma presencial em Cajamar, com atividades de segunda a sexta-feira e suporte adicional através da plataforma EaD aos sábados.
“Parcerias como essa têm a capacidade de transformar vidas e exemplificam o que nós queremos que Jundiaí mostre para as demais regiões do país. Que é possível, sim, a criação de projetos sociais que auxiliem no desenvolvimento econômico ao mesmo tempo que tornam a cidade mais justa para todos”, afirma o prefeito.