fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Campus da USP em Piracicaba inclui Libras em produções audiovisuais

Campus da USP em Piracicaba inclui Libras em produções audiovisuais

Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, a interpretação em Libras será incluída, pela primeira vez, nas produções audiovisuais. Entre elas, os vídeos de apresentação da escola e do hino oficial. Os vídeos contam com a contribuição de dois discentes na apresentação, Anderson Victor dos Santos, estudante de Engenharia Agronômica, e Gabriela Maria Rodrigues do Nascimento de Alcântara, doutoranda no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e pesquisadora do Laboratório de Analítica e Química de Alimentos da Esalq. A tradução em Libras é do intérprete Mauricio Gut.

Segundo Caio Albuquerque, chefe da divisão de comunicação da escola, a inserção de Libras passa a ser uma determinação, vigente a partir de agora em todos os vídeos institucionais – com exceção das produções da TV USP Piracicaba. Para ele, isso mostra a mudança de postura da Universidade ao se preocupar em desenvolver uma comunicação que atenda a todas as pessoas. “A partir do diálogo entre os novos gestores da Esalq – que pela primeira vez em 122 anos elegeu uma diretora mulher – e a equipe da divisão de comunicação, definimos que a inclusão da Libras era algo fundamental”, explica.

De acordo com Albuquerque, a Libras e as legendas nos vídeos são uma forma de atender ao maior número possível de pessoas, “dialogando com a sociedade de forma mais empática e assertiva”. 

As produções atendem a uma demanda das Comissões de Coordenação de Cursos (CoCs), que indicaram a necessidade de um vídeo específico sobre o estudo na Esalq, destacando características da vida acadêmica na USP em Piracicaba, além de informações sobre acesso ao vestibular, permanência estudantil e possibilidades de intercâmbio. 

Saiba mais em: https://www.esalq.usp.br/

CRÉDITO/IMAGEM: Interpretação em Libras agora integra os vídeos de apresentação da escola e do hino oficial – Fotomontagem com imagens de Marcos Santos/USP Imagens e Reprodução/Freepik

Fonte: https://jornal.usp.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *