A ADEACAMP (Associação dos Esportes Adaptados de Campinas) – interior de São Paulo, dá início às atividades do Projeto Rugby em Cadeira de Rodas- FASE II, com um Camp Internacional, que será realizado na cidade de Niterói, do dia 12 a 15/10.
Durante o Camp, a equipe de Campinas treinará com a Seleção Colombiana, que hoje é o principal adversário do Brasil na América do Sul. O momento é de extrema importância para a equipe que, além de ter atletas convocados para disputar o PARAPAN-AMERICANO DE SANTIAGO, em novembro desse ano, também busca ficar entre as três melhores colocações no ranking brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas nessa temporada 23/24. “Esse Camp vai ajudar a aumentar a experiência internacional do elenco inteiro, pois não é sempre que todos têm a oportunidade de enfrentar um adversário assim”, reforça o técnico da ADEACAMP Rafael Gouveia.
Além do Projeto Rugby em Cadeira de Rodas FASE II, o time da ADEACAMP também está sendo beneficiado, nesta temporada, pelo Equipa, um projeto de Lei de Incentivo do Governo Federal, que disponibiliza recursos para compra dos equipamentos usados pelo time durante os treinamentos, campeonatos e também para cuidados com a saúde dos atletas.
Outra novidade é a chegada de mais um reforço, Victor Luís Costa Caldeira. O atleta, de Monte Claros – MG, jogava no time do Minas Quad e já passou pela Seleção Brasileira durante a preparação para o Mundial. Antes dele, a equipe havia anunciado outros quatro reforços para a temporada, incluindo o técnico, Rafael Botelho Gouveia, Campeão Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas pelo Minas Quad Rugby, em 2022, Mestre em atividade física adaptada pela UNICAMP, e com uma vasta experiência na condução de equipes de Rugby em Cadeira de Rodas. Claudio Portilho e Marcílio Nunes também já integram a equipe, que conquistou o 3º lugar no primeiro torneio oficial dos clubes da modalidade, realizado de 29 de abril a 01 de maio, na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo. Outro importante destaque é Carlos Neme, atleta colombiano que já foi capitão da Seleção e é conhecido pela velocidade e liderança em quadra. Carlos tem grande experiência e medalhas em torneios paranamericanos e mundiais, sendo destaque nessas competições.
Reestruturação
A ADEACAMP tem estruturado de forma cuidadosa o trabalho com a equipe de Rugby, fazendo com que o esporte paralímpico seja ainda mais valorizado no Brasil. Por isso, o projeto Rugby em Cadeira de Rodas – Fase 1 foi de extrema importância, explica Luiz Marcelo da Luz, diretor geral do projeto. “Estamos profissionalizando a gestão e investindo na formação dos atletas e da equipe técnica, para levar adiante a missão do Rugby enquanto esporte de inclusão e contamos com o suporte de uma rede de patrocinadores que entendem a importância do esporte. Mais do que resultados esperamos que a equipe se mostre eficiente perante as equipes da primeira divisão que enfrentaremos na competição e na temporada 2023/2024”, completa Luiz Marcelo.
Sobre a ADEACAMP
A Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região. A associação, fundada em Agosto de 2008, oferece 3 modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol a Bocha e o Rugby, sendo essas últimas modalidades paralímpicas. A equipe da ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.