A Minalba Brasil, empresa de bebidas do Grupo Edson Queiroz (GEQ), se uniu à Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência de inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão, e a Ball Corporation, líder global na produção de latas de alumínio, na criação de uma experiência exclusiva para marcar o lançamento da primeira lata em braille do País.
O colaborador da Fundação, Lucas Matias, deficiente visual, foi convidado a visitar a fábrica de Minalba Brasil, em Campos do Jordão – São Paulo, para uma surpresa inesquecível: conhecer em primeira mão a nova lata acessível. A reação emocionante de Lucas foi registrada em vídeo, compartilhado pelas marcas em suas redes sociais e disponível no YouTube da marca.
A frase marcante de Lucas, “Acessibilidade é ter liberdade”, mostra o caminho que as marcas têm adotado para, mais do que lançar um produto inovador, transformar a experiência de compra, consumo e escolha das pessoas com deficiência visual, dando-lhes liberdade e acessibilidade.
#LataPraTodosVerem
A nova lata de água mineral Minalba traz escritos em braille em sua parte superior, próximo ao anel de alumínio e, por meio do tato, o consumidor com deficiência visual poderá se certificar de que se trata de uma água mineral em lata Minalba com gás ou sem gás.
A solução inovadora foi desenvolvida pela Ball Corporation, pioneira também na solução de água em lata no Brasil. O projeto contou com a consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, para trazer um olhar inclusivo para o mercado de alimentos e bebidas.
A ação #LataPraTodosVerem visa promover acessibilidade no mercado de bebidas. Hoje, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, segundo dados do Censo do IBGE de 2010. O propósito é oferecer maior independência na experiência de compra e consumo adequando às necessidades desse público.