fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Governo Federal capacita profissionais do Disque 100 para atendimento às pessoas com deficiência na ONDH

Governo Federal capacita profissionais do Disque 100 para atendimento às pessoas com deficiência na ONDH

Os conceitos sobre deficiência e a perspectiva da linguagem simples foram os temas da capacitação que a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), realizou na terça-feira (31) na Central de Atendimento do Disque 100 para supervisores, atendentes e coordenadores que atuam no serviço.

O encontro é parte de um ciclo de formação continuada da Central para qualificar o atendimento do Disque 100. Foi o primeiro sobre a temática de uma série que ocorrerão. Na ocasião, os especialistas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apresentaram aos profissionais quais deficiências estão relacionadas à presença de barreiras que impedem a igualdade de direitos entre pessoas.

“A deficiência não pode ser olhada como um aspecto de anormalidade. Se o indivíduo encontra uma barreira para conviver dentro da sociedade, pode ser encaixado como pessoa com deficiência. E existem inúmeras barreiras como, por exemplo, barreiras arquitetônicas, barreiras atitudinais e outras barreiras que estão elencadas tanto na Lei Brasileira de Inclusão quanto em outros artigos científicos que versam sobre a deficiência. E quando o indivíduo com deficiência encontra acessibilidade, ele pode conviver na sociedade em igualdade de condições com outras pessoas”, destacou a coordenadora de Comunicação da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roselene Alves.

O uso da linguagem simples – forma de comunicação usada para transmitir informações de maneira simples, objetiva e inclusiva – também foi abordado para os agentes. A apresentação das ideias, palavras, frases e estrutura de forma organizada para quem escuta foi apontada como fundamental para a compreensão do receptor da mensagem.

A capacitação da Central de Atendimento contou ainda com a presença do coordenador-geral de Diversidade e Interseccionalidade, Raul Paiva, da servidora Soraya Alves e da equipe da Ouvidoria.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDHC

IMAGEM/CRÉDITO: A coordenadora de Comunicação da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roselene Gomes, aborda temas fundamentais para atendimento do Disque 100

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *