Nesta quinta-feira (09/11), a partir das 10h, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, lança o curta-metragem “Conselhos”, no Cinemark do Shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo.
O filme de 30 segundos foi produzido pelo Instituto Jô Clemente (IJC) em parceria com a Porão Filmes e a agência AUDAZ. “Conselhos” trata da conscientização sobre o autismo e conta com a participação especial do cantor Vitor Fadul – diagnosticado com autismo aos 25 anos e mostra a história de outras pessoas que também receberam o diagnóstico tardio.
O curta será exibido em diversas salas de cinema das redes Cinemark, Kinoplex e PlayArte de todo o Brasil durante o mês de novembro, a partir desta quinta-feira (9). “Conselhos” tem uma versão completa com cerca de dois minutos e pode ser visto no canal de Youtube do IJC.
“Esta ação no cinema representa um passo importante na promoção da inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Queremos criar um ambiente onde todos se sintam bem-vindos e capazes de desfrutar de experiências que reforcem a importância da inclusão”, destaca Daniela Mendes, superintendente do IJC.
Durante o evento, Daniela Mendes, Ana Claudia Carletto, Secretária Executiva da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD), representando o Secretário da Pasta, Sr. Marcos da Costa, Dika Vidal, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), o cantor Vitor Fadul, e Bárbara Luise, psicopedagoga, comunicóloga e diretora da Torcida Inclusiva Alviverde (Palmeiras), ambos diagnosticados recentemente com autismo, estarão presentes para abordar temas como políticas públicas, terapias e demais informações relacionadas ao TEA.
Na plateia estarão pessoas com autismo e familiares, e crianças das torcidas inclusivas dos times de futebol paulista: Alvinegros (Corinthians), Alviverdes (Palmeiras) e Tricolores (São Paulo). Após assistir ao lançamento do curta-metragem “Conselhos”, os convidados poderão conferir o longa ‘Trolls 3 – Juntos Novamente’, em uma sessão azul de cinema.
O que é uma sessão azul?
Luzes levemente acesas, volume reduzido e livre circulação são alguns elementos que a sessão azul de cinema proporciona às pessoas com autismo. A adaptação é necessária para que os espectadores com sensibilidades sensoriais possam se sentir mais confortáveis e aproveitar melhor a experiência.
Patrícia Cotta, head de Marketing do Kinoplex, explica que a rede realiza sessões mensais para pessoas com autismo: “Um dos principais objetivos do Kinoplex é promover a todos a oportunidade de viver a experiência do cinema. A sessão adaptada para jovens com autismo através do ‘Kinoplex Azul’ é uma oportunidade de viverem toda a magia e emoção do cinema em condições adequadas”, ressalta.
Para Martiniana Raiola, coordenadora de Marketing da PlayArte, a sessão, que na rede é intitulada “Play Azul”, cria um espaço, além de inclusivo, acolhedor para pessoas com autismo e outros públicos que possam ter sensibilidades sensoriais. “Durante essas projeções, são aplicadas diversas adaptações para garantir uma experiência confortável e agradável”, explica.
“Consideramos a sessão azul nos cinemas uma das grandes estratégias da campanha do IJC. Pouco conhecida, ela oferece um ambiente mais inclusivo e adaptado às necessidades específicas das pessoas com autismo com alguns pontos-chaves de destaque, como a iluminação suave, volume reduzido e salas mais vazias.. Além disso, entendemos que é um apoio às famílias que desejam ter entretenimento em um ambiente acolhedor para todos. Isso ajuda a reduzir o isolamento e o estigma, associados ao autismo”, finaliza Priscilla de Arruda Camargo, gerente de Marketing, Comunicação e Voluntariado do Instituto Jô Clemente (IJC).
Sobre a 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Autismo
O Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, possui cerca de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o autismo como uma série de sinais que indicam algum grau de comprometimento no comportamento social, comunicação e linguagem.
Apesar do número de casos, ainda há investigações a serem feitas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus impactos. Pensando em dar visibilidade ao assunto e sensibilizar as pessoas, o IJC lançou a 1ª Campanha Nacional de Conscientização Sobre o Autismo, que acontece ao longo do mês de novembro e tem como objetivo quebrar paradigmas e disseminar informações sobre o diagnóstico. A iniciativa, que conta com 28 parceiros, terá diversas ações ao longo do mês de novembro e abordará o autismo de forma abrangente
Lançamento do curta-metragem “Conselhos” da 1ª Campanha do Brasil de Conscientização sobre o Autismo do IJC
Quando: 9 de novembro de 2023 (quinta-feira)
Horário: 10h às 13h
Local: Cinemark do Shopping Metrô Santa Cruz – R. Domingos de Morais, 2564 – Vila Mariana, São Paulo